DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma

LGBT

O significado desta sigla e as suas variantes

As questões da orientação sexual e da identidade de género continuam na ordem do dia, suscitando adesões ou fortes reações hostis com amplo impacto político. Em muitos países, trata-se, em traços gerais, da luta pela igualdade social através da consciencialização das pessoas contra a homofobia («medo irracional em relação à homossexualidade; preconceito contra os homossexuais; ódio em relação aos homossexuais»1), bifobia («aversão em relação à bissexualidade; preconceito contra bissexuais; ódio em relação aos bissexuais»1), lesbofobia («rejeição, aversão, discriminação ou preconceito contra o homossexualismo feminino ou contra mulheres homossexuais»1) e transfobia («rejeição ou preconceito contra os transexuais ou o transexualismo»1). Uma das manifestações mais exuberantes deste movimento social  é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, festejado em 28 de junho; mas o conjunto de problemas que convoca tem atualmente enorme repercussão no domínio cultural e até põe em causa certas convenções do funcionamento linguístico (ver Abertura do Ciberdúvidas em 25/06/2021).

O que significa, então, LGBT? LGBT é a sigla usada em referência a lésbicas, gaysbissexuais e transgénero. Esta tem sido, até muito recentemente, a autodesignação para minorias de orientação sexual e identidade de género. Contudo, os mais atentos devem saber que esta sigla tem sofrido variações, e que atualmente é constituída pela sequência LGBTQIA+. Cada uma das letras desta sigla corresponde a: 

LLésbicas («mulher homossexual»1)

GGays («homem homossexual»1)

BBissexuais («pessoa que se sente atraída por indivíduos de ambos os sexos»1)

TTransgénero («pessoa que expressa uma identidade de género diferente da que corresponde ao seu género de nascença»1)

Q: Queer ou Questionadores («que ou aquele cuja identidade sexual ou de género não corresponde ao padrão social normativo»1)

IIntersexo («condição do indivíduo que apresenta órgãos e/ou características sexuais masculinas e femininas; intersexualidade»1)

AAssexuais («que ou pessoa que nunca ou apenas raramente sente desejo sexual»1)

+:  procura atender e representar quaisquer outras pessoas que não se sintam incluídas em nenhuma das outras identidades cobertas pelas iniciais da sigla.

Não raro é, também, encontrarmos referência a LGBTQIAP+. Este P, não presente na sigla em LGBTQIA+, é de pansexual, i.e., «pessoa cujas possibilidades de relacionamento sentimental e orientação sexual não são, assumidamente, limitadas por qualquer questão de género ou de identidade sexual»1. Do mesmo modo, temos ainda LGBTQIAPN+, correspondendo o N a pessoas não-binárias: «que ou pessoa que não se identifica com o género feminino ou com o género masculino»1.

Constata-se, assim, que esta sigla não é fixa e, de acordo com as necessidades de quem a utiliza, surge nas suas diferentes variações. Também a ordem das iniciais não está padronizada, por exemplo o L e o G podem ter ordem inversa: GLTB – não é caso em Portugal, onde parece existir uma ordem fixa para as iniciais. Não obstante tudo isto – a ordem das letras ou o uso de mais ou menos letras na sigla –, a forma pela qual é mais conhecida e mais facilmente referenciada é LGBT, por ser mais curta e de fácil memorização. 

 
1 Todas as definições foram retiradas do dicionário Infopédia + Homossexual ou gay?
 
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa