DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Gramática

As subclasses de quem

Pronome relativo vs. Pronome interrogativo

Na frase «Com quem queres tu falar?», a palavra quem pertence a que classe?

Será um pronome relativo ou um pronome interrogativo?

A palavra quem é um pronome que pode integrar duas subclasses distintas. Será um pronome relativo em frases como «A professora a quem telefonaste é minha amiga». Neste caso, quem é um pronome que introduz a oração subordinada relativa, tendo como antecedente o substantivo professora. Quem é também pronome relativo em frases sem antecedente, como «Quem tudo quer tudo perde». Neste caso, quem tem uma significação mais vaga e equivale a «A pessoa que»: «A pessoa que tudo quer tudo perde».

Quem pode também ser usado em frases interrogativas. Nesta situação, integra a classe dos pronomes interrogativos, sendo uma palavra que tem a função de questionar sobre a identificação de alguém. É o que acontece na frase «Com quem queres tu falar?», na qual o pronome quem questiona sobre qual a pessoa com que o interlocutor quer falar. Nesta situação, quem será, então, um pronome interrogativo.

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Classe de quem_Carla Marques]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 19 de março de 2023.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa