«O português como nunca ninguém o viu»
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«O português como nunca ninguém o viu»
1. «O português como nunca ninguém o viu» foi como os responsáveis do Observatório da Língua Portuguesa — com quem o Ciberdúvidas rubricou um protocolo de cooperação — apresentaram, em Lisboa, o seu novo espaço na Internet. Mais pormenores, aqui, no discurso proferido pelo respectivo presidente do conselho de administração, Eugénio Anacoreta Correia. E nestas declarações do presidente da assembleia-geral do OLP, Guilherme d’Oliveira Martins.2. Ficam entretanto em linha doze novas...
Entre palavras
1. Incentivar a leitura e o debate de ideias nas escolas do 3.º ciclo do ensino básico em Portugal é o objectivo da 7.ª edição do concurso Entre Palavras, um fórum em formato pedagógico, promovido pelo Jornal de Notícias, com o apoio do Plano Nacional de Leitura.2. Sobre como as palavras demarcam grupos sociais, a rubrica O Nosso Idioma divulga um texto de Luís Campos e Cunha, professor universitário português. Sobre vocábulos eruditos, que definem um estilo, leia-se no Pelourinho o comentário de Paulo J. S. Barata ao...
A Génese do Português de Moçambique +Grande Dicionário da Porto Editora actualizado
1. A Génese do Português de Moçambique, da autoria da linguista moçambicana Perpétua Gonçalves (ed. Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Lisboa), encontra-se disponível no mercado livreiro português já a partir da última semana do presente mês de Novembro de 2010. A obra ficará à venda em Moçambique apenas em Fevereiro de 2011 e, posteriormente, prevê-se, no Brasil.2. Chegou já entretanto às livrarias portuguesas a nova edição do Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora. Actualizada já segundo as novas regras do...
Saber com Normas, projecto de juventude
1. Num tempo em que a norma é conotada com conservadorismo, o Instituto Português da Qualidade, com o apoio do Ministério da Educação português, desafia, pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 12.º ano de escolaridade, em Portugal, a elaborarem um trabalho criativo ou a produzirem uma sessão temática, subordinados ao tema da normalização, participando, deste modo, no Projecto Juventude — Saber com Normas, trabalhos estes que serão entregues nas respectivas Direcções Regionais da Educação. Este projecto, que...
O saber explícito do funcionamento da língua
1. Os alunos portugueses do 6.º ano revelam dificuldades, sobretudo, na conjugação dos verbos (regulares e irregulares), evidenciando falhas a nível do conhecimento explícito da língua, como o comprovaram os resultados das provas de aferição divulgados pelo relatório do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE). Tal desconhecimento poderá implicar que esses adolescentes não distingam o uso de formas verbais semelhantes, tais como pode, pôde ou pude, o que é grave. Não há dúvida, de facto, de que a avaliação leva à conclusão de...
Língua e pensamento
1. Na rubrica O Nosso Idioma, a propósito das intrincadas relações entre língua e pensamento, divulga-se uma crónica do escritor português Miguel Esteves Cardoso, que interpreta a ambivalência da palavra conforme como faceta da psique portuguesa.2. Ficam em linha sete novas respostas, centradas no léxico, na sintaxe e na semântica do português....
A luta pela palavra escrita
1. Promover a leitura e a divulgação de autores lusófonos, como ponte para o enriquecimento da língua portuguesa e para o alargamento cultural do público, tem sido tema e objectivo privilegiado de várias instituições portuguesas: o Plano Nacional de Leitura (PNL), do Ministério da Educação, o Instituto Camões, a Casa-Museu Fernando Pessoa, as Casas da Cultura por este Portugal fora… Tal como a Casa da Cultura da Sertã, que, até 27 de Novembro, abre ao público uma exposição documental, «A Poesia da Resistência»,...
Uma língua opulenta
1. Rafael Bluteau (1638-1634) tornou-se o fundador da lexicografia portuguesa em 1721, data de publicação dos oito volumes que constituem o seu Vocabulário Portuguez e Latino. Na Antologia, divulga-se um excerto do prólogo desta obra, fruto do entusiasmo deste clérigo de origens francesas, empenhado em revelar toda a opulência lexical de um idioma que, escrevia ele, «não tem que envejar ás mais elegantes línguas da Europa o seu luzimento».2. Provérbios, expressões idiomáticas, atestação, formação e significado de palavras...
Lusofonia: uma tese e 11 propostas
1. Como avaliar e valorizar a língua portuguesa no mundo contemporâneo? Na rubrica Lusofonias, Fernando Santos Neves, reitor da Universidade Lusófona do Porto, dá conta da sua perspectiva em dois textos: num, defendendo a tese de uma lusofonia como «projecto de estratégia comum de desenvolvimento humano sustentável e de espaço geopolítico próprio»; noutro, apresentando 11 propostas mínimas para a refundação e reenquadramento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).2. Que a contemporaneidade põe à...
Contra a banalização do erro!
1. A frequência de casos de erro na comunicação social portuguesa, muitas das vezes por contaminação da informalidade do discurso oral, denunciando a displicência com que alguns jornalistas encaram a integridade da língua, incomoda o cidadão que preza o idioma pátrio. Paulo J. S. Barata, num texto publicado na rubrica Pelourinho, reflecte e comenta sobre a banalização do erro que parece ter-se instalado nos periódicos...
