Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Vozes, Discursos e Identidades em Conflito é o tema a que se subordina o XII Colóquio de Outono, organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. De 4 a 6 de Novembro.

2. A «refundação» do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (com a prioridade centrada à volta do indispensável Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa) e a realização da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa, em Portugal, em 2012, foram as principais novidades anunciadas no último dia  do Encontro Internacional Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas num Universo Globalizado, realizado em Lisboa. Ver notícia do jornal Público, aqui.

3. Na actualização deste dia ficam em linha estas novas respostas: O uso do substantivo pronunciação, Vírgula depois de complemento directo topicalizado, As acepções da palavra catapulta, O aumentativo da palavra filme, A sintaxe do verbo constituirA divisão silábica da palavra importância, Seguir e continuar, Os elementos morfológicos da palavra estavam e Composição morfossintáctica e amálgama.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

 

1. Daqui, dali e dalém... Crioulos de base portuguesa chama-se o colóquio organizado pela Universidade de Zurique, de 15 a 16 de Novembro. Os interessados podem  recolher mais informação aqui.

Cf.: 32 idiomas de origem portuguesa espalhados pelo mundo

2. Em Lisboa, decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, por estes dias, o Encontro Internacional Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas num Universo Globalizado, com a participação, entre outros, do embaixador português em Paris, Francisco Seixas da Costa, do presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Adriano Moreira, do guineense Carlos Lopes, subsecretário-geral das Nações Unidas, e do político e escritor cabo-verdiano Corsino Fortes. Ver mais: aqui e aqui.

3. Ficam entretanto em linha mais sete novas respostas no consultório do Ciberdúvidas.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Acaso é possível formarmos o  antónimo da palavra continente? E, à  luz do novo dicionário terminológico, qual a subclasse do advérbio eis? Finalmente: haverá alguma regra na colocação do acento tónico no aportuguesamento dos  topónimos estrangeiros? Três das nove respostas da presente actualização do consultório, colocadas em linha neste 25 de Outubro de 2010 – que, em Portugal,  assinala o Dia da Biblioteca Escolar, neste ano dedicado ao tema Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar.



Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A língua portuguesa, como objecto de reflexão, não se limita às obras de carácter científico de um núcleo restrito de linguistas e de gramáticos. Actualmente, a literatura resgatou esse monopólio da língua, dando-lhe o estatuto de personagem principal. Porque em Milagrário Pesssoal, o último livro do escritor angolano José Eduardo Agualusa, um romance de amor à língua portuguesa, o enredo gira à roda de «uma viagem através da história da língua portuguesa, das suas origens à actualidade, percorrendo os diferentes territórios aos quais a mesma se vem afeiçoando».

Por isso, o protagonismo dado à língua portuguesa, enquanto fonte inesgotável de novas palavras que vão brotando na espontaneidade do discurso oral, é tema da entrevista com o escritor na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 22 de Outubro (às 13h15* na RDP África; com repetição no dia seguinte, 23 de Outubro, às 9h15*), em que se falará, também, a propósito do seu recente falecimento, de Alfredo Margarido, estudioso, crítico controverso e divulgador das literaturas africanas de língua portuguesa. A mesma entrevista poderá ser ouvida na emissão do Páginas de Português de domingo, 24 de Outubro (17h00, na Antena 2), que contará com mais duas conversas: uma com a escritora Luísa Costa Gomes sobre a relação pedagógica ensino do português-escrita criativa; e outra com João Baptista Oliveira, professor brasileiro e autor de O Livro – Políticas e Práticas de Alfabetização no Brasil, Avanços e Recuos, ainda em torno da IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura.

2. Num outro tipo de texto, publicado na rubrica O Nosso Idioma, Paulo J. S. Barata reflecte e comenta, também, sobre o surgimento, no domínio da oralidade, do antónimo de amigar: desamigar.

3. Relembramos que a Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, passou a ter a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa disponível em linha. Este recurso, de acesso gratuito, resulta da digitalização integral da biblioteca do grande poeta português, graças ao patrocínio da Fundação Vodafone Portugal. Mais pormenores aqui.

4. O ensino do Português é matéria de análise, em Santiago de Composta (Espanha), a 23 de Outubro, onde vai decorrer o II Encontro de Didácticas do Português, organizado pela Associação de Docentes de Português na Galiza, evento anunciado pelo Instituto Camões.  Para mais informações: www.dpgaliza.org.

5. As 12 novas respostas em linha abrangem, neste dia, um leque variado de áreas linguísticas: etimologia, ortografia, léxico, regências, plurais de expressões comuns e outros campos, no domínio da sintaxe e da semântica.

*Hora oficial de Portugal continental.
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Fez-se neste dia, em Lisboa, a apresentação da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Este recurso em linha resulta da digitalização integral da biblioteca do poeta português e terá acesso gratuito, graças ao patrocínio da Fundação Vodafone Portugal. Mais pormenores aqui.
Cf.: Fernando Pessoa: 10 das melhores frases do génio
2
. A maioria das 11 respostas da nova actualização incide sobre o uso e a norma, duas realidades linguísticas com que nos confrontamos no dia-a-dia, curiosos e perplexos perante a invulgaridade de outras formas de dizer ou de escrever que se vão insinuando no idioma, mas atentos às regras gramaticais que sustentam os pilares da língua. E é precisamente o lidar quotidiano com situações de uso frequente de certas locuções, de verbos próximos e (in)adequados aos contextos, de maiúsculas/minúsculas…, experiências vividas em vários países — em Portugal, no Brasil, em França… —, que a dúvida se instala e nos confronta com várias questões: Será essa forma legítima? Ou é incorrecta? Poder-se-á aceitar como uma variação livre? Estará entre os casos de gramaticalidade ou de agramaticalidade? É um erro?... Na verdade, muitos são os casos catalogados pelos linguistas como áreas críticas da língua portuguesa.

3. Na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 22 de Outubro (às 13h15* na RDP África; com repetição no dia seguinte, 23 de Outubro, às 9h15*), a propósito do seu recente falecimento, falar-se-á de Alfredo Margarido, estudioso, crítico controverso e divulgador das literaturas africanas de língua portuguesa. Também será entrevistado o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que acaba de publicar um novo romance, Milagrário Pessoal, onde a língua portuguesa é personagem central. A mesma entrevista poderá ser ouvida na emissão do Páginas de Português de domingo, 24 de Outubro (17h00, na Antena 2), que contará com mais duas conversas: uma com  a escritora Luísa Costa Gomes sobre a relação pedagógica ensino do português-escrita criativa; e outra com João Baptista Oliveira, professor brasileiro e autor de O Livro – Políticas e Práticas de Alfabetização no Brasil, Avanços e Recuos, ainda em torno da IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura.

*Hora oficial de Portugal continental.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Realiza-se em 25 e 26 de Outubro, em Lisboa, o colóquio Língua Portuguesa e Cultura Lusófonas num Mundo Globalizado, no qual participarão personalidades e instituições nacionais e internacionais, decisores políticos e económicos, universitários, editores, criadores e profissionais da comunicação social. Este encontro, de iniciativa da União Latina, com o apoio das autoridades governamentais de Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian, pretende promover uma reflexão acerca dos valores da lusofonia, identificando pontos fracos a superar e metas a alcançar. O prazo para inscrições termina em 22 de Outubro.

2. Lugar de honra para a língua latina na actualização deste dia, porque a propósito dela se fala não só da etimologia de miradouro, república e data mas também de uma expressão do poeta Ovídio (43 a. C.-17 ou 18 d. C.) sobre a passagem inexorável do tempo.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O léxico suscita muitas dúvidas. Prova disso é a actualização do consultório deste dia, em que o léxico se destaca como a área linguística predominante nas temáticas tratadas nas 10 novas respostas: a etimologia, a família de palavras, o uso e a norma de você no português europeu e a do plural de um ponto cardeal, a lógica do ç (çapato e çalema) de uma grafia que se perdeu e a da opção pelo topónimo Quirguistão.

2. Por sua vez, na rubrica Controvérsias, ficam três novos textos que retomam a polémica sobre a aplicação do Acordo Ortográfico de 90 em Portugal: uma contestação do tradutor João Roque Dias à validade do Aviso n.º 255/2010, por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português; uma crónica favorável da poetisa angolana Ana Paula Tavares, lida aos microfones da RDP África; e uma opinião crítica do director adjunto do jornal Público, Nuno Pacheco.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. As 20 novas respostas em linha abrangem neste dia um leque variado de áreas linguísticas: pontuação, ortografia, pronúncia, léxico, classes de palavras, sintaxe, semântica.

2.  Demos recentemente aqui notícia da publicação, em Portugal, de novas regras para a redacção de textos legislativos. Assinalamos agora que, nas páginas do Diário da República electrónico, alguns documentos já se encontram resumidos em "Português Claro", isto é, em linguagem acessível, conforme prevê a Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2010.

3. Finalmente, permita-se-nos assinalar nesta data os 18 anos de actividade da Vodafone Portugal, uma das entidades apoiantes do Ciberdúvidas, que apresenta uma história e um balanço de mais de seis milhões de clientes, receitas anuais superiores a 1,4 mil milhões de euros e cerca de 1500 colaboradores. Desde o início, a Vodafone, então Telecel, afirmou-se como o principal motor de desenvolvimento do mercado celular português, tendo forte impacto no desenvolvimento económico e social de Portugal, contribuindo decisivamente para o aumento da produtividade das empresas e para o bem-estar dos consumidores.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O projecto Dragon Force do Futebol Clube do Portoque falar, não só porque permitiu criar mais cinco escolas de formação desportiva e pedagógica em Portugal, mas também pelo facto de a designação inglesa reflectir uma atitude muito pouco encarecedora da língua portuguesa. No Pelourinho, Luís Carlos Patraquim comenta ironicamente esta situação tirando partido dos muitos anglicismos em que hoje tropeça o nosso idioma.

2. Veste-se um par de calças, calçá-lo é que não. A derivação por parassíntese ocorre sobretudo entre verbos, mas ensonado é adjectivo parassintético. Está por criar ou fixar o gentílico de Samatra (Indonésia). São estas algumas das conclusões disponíveis na nova actualização.

3. Na emissão do Língua de Todos de sexta-feira, 15 de Outubro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, dia 16, às 9h15*) estará em foco o serviço em língua portuguesa da Euronews, que aposta agora também no espaço dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). O mesmo tema passa no programa Páginas de Português de domingo, 17 de Outubro (às 17h00*, na Antena 2), que dá também relevo à conferência internacional promovida pelo Plano Nacional de Leitura, sob o signo Ler no Século XXI — Livros, Leituras e Tecnologias. Ambos os programas se encontram disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

* Hora oficial de Portugal continental.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Em Portugal, diz-se que a linguagem legislativa vais ficar mais acessível. As Regras de legística na elaboração de actos normativos pelo XVII Governo Constitucional, anexadas com o novo Regimento do Conselho de Ministros à Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2010 de 23 de Setembro, determinam que, a partir de 2012, as frases das leis do Governo sejam «simples, claras e concisas», em português-padrão, definido como «português não marcado produzido pelos falantes escolarizados». Uma novidade é estipular que a especificação do género deve neutralizar-se ou minimizar-se mediante o emprego de formas inclusivas ou neutras (art.º 15.º). Sabendo que em português existem dois géneros, masculino e feminino, marcados morfologicamente, veremos se este princípio não gerará controvérsia, como tem acontecido entre falantes de outras línguas — incluindo o inglês.

2. O estudo do funcionamento de uma língua leva-nos a descobrir facetas curiosas da comunicação. É o caso de frases como «não me chegues tarde» ou «foi-me escrever uma carta ao presidente», nas quais o pronome me marca o interesse ou o envolvimento de quem fala na acção referida em discurso. Outros tópicos preenchem a actualização deste dia — das expressões idiomáticas às vírgulas, passando pela polaridade de um enunciado.

3. A emissão do Língua de Todos de sexta-feira, 15 de Outubro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, dia 16, às 9h15*) centrr-se numa conversa com a jornalista Maria Barradas, coordenadora do serviço em língua portuguesa da Euronews, que aposta agora também para o espaço dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). O mesmo tema passa no programa Páginas de Português de domingo, 17 de Outubro (às 17h00*, na Antena 2), que dá também relevo à conferência internacional promovida pelo Plano Nacional de Leitura, sob o signo Ler no Século XXI — Livros, Leituras e Tecnologias. Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

* Hora oficial de Portugal continental.