Saber com Normas, projecto de juventude
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Saber com Normas, projecto de juventude
1. Num tempo em que a norma é conotada com conservadorismo, o Instituto Português da Qualidade, com o apoio do Ministério da Educação português, desafia, pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 12.º ano de escolaridade, em Portugal, a elaborarem um trabalho criativo ou a produzirem uma sessão temática, subordinados ao tema da normalização, participando, deste modo, no Projecto Juventude — Saber com Normas, trabalhos estes que serão entregues nas respectivas Direcções Regionais da Educação. Este projecto, que...
O saber explícito do funcionamento da língua
1. Os alunos portugueses do 6.º ano revelam dificuldades, sobretudo, na conjugação dos verbos (regulares e irregulares), evidenciando falhas a nível do conhecimento explícito da língua, como o comprovaram os resultados das provas de aferição divulgados pelo relatório do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE). Tal desconhecimento poderá implicar que esses adolescentes não distingam o uso de formas verbais semelhantes, tais como pode, pôde ou pude, o que é grave. Não há dúvida, de facto, de que a avaliação leva à conclusão de...
Língua e pensamento
1. Na rubrica O Nosso Idioma, a propósito das intrincadas relações entre língua e pensamento, divulga-se uma crónica do escritor português Miguel Esteves Cardoso, que interpreta a ambivalência da palavra conforme como faceta da psique portuguesa.2. Ficam em linha sete novas respostas, centradas no léxico, na sintaxe e na semântica do português....
A luta pela palavra escrita
1. Promover a leitura e a divulgação de autores lusófonos, como ponte para o enriquecimento da língua portuguesa e para o alargamento cultural do público, tem sido tema e objectivo privilegiado de várias instituições portuguesas: o Plano Nacional de Leitura (PNL), do Ministério da Educação, o Instituto Camões, a Casa-Museu Fernando Pessoa, as Casas da Cultura por este Portugal fora… Tal como a Casa da Cultura da Sertã, que, até 27 de Novembro, abre ao público uma exposição documental, «A Poesia da Resistência»,...
Uma língua opulenta
1. Rafael Bluteau (1638-1634) tornou-se o fundador da lexicografia portuguesa em 1721, data de publicação dos oito volumes que constituem o seu Vocabulário Portuguez e Latino. Na Antologia, divulga-se um excerto do prólogo desta obra, fruto do entusiasmo deste clérigo de origens francesas, empenhado em revelar toda a opulência lexical de um idioma que, escrevia ele, «não tem que envejar ás mais elegantes línguas da Europa o seu luzimento».2. Provérbios, expressões idiomáticas, atestação, formação e significado de palavras...
Lusofonia: uma tese e 11 propostas
1. Como avaliar e valorizar a língua portuguesa no mundo contemporâneo? Na rubrica Lusofonias, Fernando Santos Neves, reitor da Universidade Lusófona do Porto, dá conta da sua perspectiva em dois textos: num, defendendo a tese de uma lusofonia como «projecto de estratégia comum de desenvolvimento humano sustentável e de espaço geopolítico próprio»; noutro, apresentando 11 propostas mínimas para a refundação e reenquadramento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).2. Que a contemporaneidade põe à...
Contra a banalização do erro!
1. A frequência de casos de erro na comunicação social portuguesa, muitas das vezes por contaminação da informalidade do discurso oral, denunciando a displicência com que alguns jornalistas encaram a integridade da língua, incomoda o cidadão que preza o idioma pátrio. Paulo J. S. Barata, num texto publicado na rubrica Pelourinho, reflecte e comenta sobre a banalização do erro que parece ter-se instalado nos periódicos...
Variação linguística no espaço e no tempo
1. Com frequência, a variação linguística no espaço leva o uso de uma palavra a ser fonte de equívocos. Refira-se, por exemplo, o conhecido caso de rapariga, «moça» em Portugal, mas o mesmo que prostituta em grande parte do Brasil. É, pois, este o tema glosado pelo poeta português Nuno Júdice, num texto incluído neste dia na rubrica O Nosso Idioma.2. Passemos à variação no tempo, para saber que o Centro de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai realizar o I Colóquio de...
Nocturno, noturno, "noiturno"... a escrita do som
1. «Escrever é agora para mim um exercício de ouvido. O cérebro procura lembrar-se de como a língua pronuncia aquela palavra, tenta ouvi-la dentro da cabeça, para depois a poder escrever», confidencia o historiador e eurodeputado português Rui Tavares num texto escrito no jornal "Público", que fica também disponível na rubrica Acordo Ortográfico. Trata-se de uma reflexão sobre as questões ligadas à queda e/ou manutenção das consoantes mudas, fruto da aplicação do Acordo Ortográfico de 90....
Próxima actualização do Ciberdúvidas: dia 2 de Novembro
1. Devido ao feriado religioso em Portugal, na segunda-feira, 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, a próxima actualização do Ciberdúvidas far-se-á na terça-feira, 2 de Novembro.2. Ficam entretanto em linha estas 14 novas respostas: A palavra porta-retratos, O significado de fleumático, Sobre o uso de dístico, A sintaxe do verbo constar, novamente, «Fazer um curso» = «tirar um curso», A regência do verbo resgatar, Sobre o substantivo (nome) semana, Sobre advérbios de quantidade e quantificadores, O...
