O termo shutdown, Web Summit, «independente de» e o nome Guadiana
1. Dos Estados Unidos vêm notícias sobre o fim da suspensão das atividades da administração deste país, ou seja, sobre o chamado shutdown, palavra que se tornou recorrente na comunicação social. A situação envolve uma série de especificidades do funcionamento do aparelho de Estado norte-americano, e compreende-se que na esfera mediática se empregue o termo inglês sem mais explicações. Mas haverá alguma solução vernácula para, de forma sintética e clara, dar conta dessa paralisação administrativa? No desafio 100% Português (Facebook), o Ciberdúvidas recebeu algumas respostas: o vocábulo não é um anglicismo, porque não tem uso enraizado, e, portanto, a tradução variará em função do contexto; outros seguidores procuram vocábulos precisos e propõem corte e bloqueio, que se afiguram boas opções. Entretanto, vale a pena atentar no que se passa no âmbito do espanhol, que, como língua irmã do português, consegue por vezes sugerir fórmulas mais de acordo com a herança românica que é comum aos dois idiomas. A Fundéu, entidade que vela pela qualidade do espanhol que se fala e escreve nos media, recomenda, por exemplo, "cierre de la Administración", que sem grande dificuldade se transpõe como «encerramento da administração« (a maiúscula não é obrigatória). Shutdown não é, portanto, uma palavra intraduzível, e, em português, até se descobrem depressa maneiras sucintas de exprimir a complexidade da vida institucional dos Estados Unidos da América.
2. A propósito ainda da língua inglesa, refira-se que o seu uso continuou a ofuscar o da língua portuguesa na Web Summit de Lisboa, que decorreu de 9 a 11/11/2025. Críticas a esta disparidade linguística já aqui tiveram registo a respeito das anteriores edições deste encontro internacional, como confirmam as Aberturas de 05/11/2017 ou de 05/11/2021. Acerca da própria denominação do evento, leia-se "Web Summit, star-up e features: como usar em português?"
3. Nos projetos em vídeo do Ciberdúvidas:
– explica-se a diferença gramatical entre «independentemente de» e «independente de» no 44.º episódio de "O Ciberdúvidas Vai às Escolas", graças à particiapção dos alunos do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora (Porto);
– e desvenda-se a origem mais remota do nome do rio Guadiana em "Ciberdúvidas Responde" (episódio 49).
4. No Consultório, entre 10 e 14/11/2025, ficaram em linha 14 questões, as mais recentes das quais se apresentam nos Destaques ao lado. Também nas restantes rubricas se têm disponibilizado novos conteúdos, nomeadamente em O Nosso Idioma e no Pelourinho.
5.Nas Notícias, como também nos Destaques, encontra-se toda a informação relativa aos conteúdos dos programas Língua de Todos (sexta-feira, às 13h20) e Páginas de Português (domingo, às 12h30), que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública portuguesa.
