1. Na nova atualização do Consultório, centrados na temporalidade que lima e transforma as palavras, vamos ao encontro da origem de marsupialização, aritmética e dramaturgo. É também a expressão da temporalidade que conduz à hesitação entre várias possibilidades de a verbalizar: estar + gerúndio ou estar a + infinitivo? Nesse momento ou neste momento? No dia 20 ou o dia 20?
2. Vários acontecimentos relacionados com a língua portuguesa no mundo motivam a apresentação de estudos, a estruturação do seu ensino, a reflexão sobre a sua divulgação pelo mundo e a atribuição de prémios:
– em Timor-Leste, Francisco Martins, reitor da UNTL, Universidade Nacional Timor Lorosa'e, anunciou, na abertura das 3.as jornadas Pedagógicas do Centro de Língua Portuguesa, o início, em 2019, da primeira licenciatura de formação de professores em educação pré-escolar, integralmente lecionada em língua portuguesa, em colaboração com a Universidade do Minho, e ainda o desenvolvimento de um novo programa de mestrado de ensino em língua portuguesa, em colaboração com a Universidade do Porto.
– em Bragança, decorre o “I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas” (LUSOCONF2018), nos dias 19 e 20 de outubro de 2018, com lugar na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB). Trata-se de um evento que conta com o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e que visa promover momentos de discussão sobre temáticas em diversas áreas relevantes no âmbito da lusofonia, nomeadamente, sobre a Linguística Portuguesa, Didática da Língua Portuguesa, entre outros.
– a atribuição do prémio LeYa ao escritor brasileiro Itamar Vieira Júnior pelo seu romance Torto Arado, uma obra centrada no universo rural brasileiro.
3. Sobre os programas de rádio produzidos pelo Ciberdúvidas:
– o programa Língua de Todos conta com a participação de Luís Faro Ramos, presidente de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que apresenta os projetos deste organismo no âmbito da promoção e difusão da língua portuguesa. No decurso da entrevista abordam-se temas como a importância da língua portuguesa no mundo, a Rede de Ensino Português no Estrangeiro e os projetos para África (RDP África, na sexta-feira, dia 19 de outubro, às 13h15*, com repetição no sábado, 20/10)
– no programa Páginas de Português, entrevista-se Hugo Barreto, da Fundação Roberto Marinho, a propósito da exposição A Língua Portuguesa em Nós, patente no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa**. No decurso de uma visita guiada à exposição, a entrevista centra-se na análise da receção da exposição nos países por onde passou (Brasil, Angola, Cabo Verde, Angola e Moçambique) e na discussão de algumas estratégias para a promoção da língua portuguesa no plano internacional.
* Os programas Língua de Todos, e Páginas de Português ficam disponíveis posteriormente aqui e aqui. Hora oficial de Portugal continental.
** Depois de 21 de outubro de 2018, a exposição passa a ficar patente em Óbidos, onde permanecerá três anos (ler notícia do Diário de Notícias, de 9/10/2018).