O masculino plural, a terminologia pediátrica, a literatura para bebés e a diplomacia cultural de Macau - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
O masculino plural, a terminologia pediátrica, a literatura para bebés e a diplomacia cultural de Macau
O masculino plural, a terminologia pediátrica,
a literatura para bebés e a diplomacia cultural de Macau
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 268

1. Ao consultório, regressa a discussão do uso do masculino plural em referência aos dois géneros: será «todas e todas» mais correto que «todos»? Ou a escolha de um dos usos pouco tem que ver com a correção gramatical? Outro tópico retomado, mas numa perspetiva diferente: o da pronúncia das vogais átonas do nome da cidade turca de Antioquia. E volta o tema do emprego de obrigado, só que, desta vez, como substantivo. Completam esta atualização perguntas sobre a boa formação do adjetivo eudemónico – que, entre outras aceções, pode significar «relativo ao bem-estar» –  e acerca do modo verbal mais adequado a uma oração começada por «não porque....» –  «não porque seja...», com verbo no conjuntivo, ou «não porque é», no modo indicativo?

Imagem retirada e adaptada do sítio eletrónico espanhol Clases de Periodismo (18/12/2015).

2. Uma chamada de atenção para a Pedipedia, uma enciclopédia pediátrica em linha, lançada no dia 11 de dezembro p. p. na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Trata-se de um recurso com intuitos pedagógicos e acesso gratuito, concebido, segundo o respetivo texto de apresentação, «para apoio à prática clínica, à formação na área da saúde infantil e simultaneamente um meio de divulgar conhecimentos práticos na área da saúde às famílias (pais e cuidadores), às crianças, aos jovens e adolescentes». É de realçar o papel que este projeto atribui à língua portuguesa, como veículo internacional de informação especializada e, sobretudo, útil: «A Pedipedia pretende ser ainda um canal privilegiado de cooperação entre os diversos países lusófonos na área da saúde.»

Sobre o nome próprio Pedipedia,  observe-se que a sua formação constitui uma amálgama de dois termos, pediatria, «especialidade médica que estuda as crianças e suas doenças» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001, s. v. pediatria), e enciclopédia, «obra que reúne considerável soma de conhecimentos» (idem, s. v. enciclopédia).

3. A apresentação do texto literário aos bebés? A pergunta causa estranheza. Que texto? Que literatura? Contudo, se falamos de língua materna conexões haverá, filamentos invisíveis, uma luz vibrátil do som da voz materna, no entorno familiar da língua. Este é o tema principal do programa Língua de Todos (transmitido pela RDP África, na sexta-feira, dia 14 de dezembro, pelas 13h15*; com repetição no sábado, 15/12), numa conversa com a professora Renata Junqueira de Souza. No Páginas de Português (nova emissão na Antena 2, no domingo, 16 de dezembro, às 12h30*; com repetição no sábado seguinte, 22 de dezembro, às 15h30), fala-se da diplomacia cultural em Macau, a partir de Macau, para o vasto continente chinês e para o arquipélago cultural dos países vizinhos, do Vietname à Indonésia. O Instituto Português do Oriente tem um novo diretor, Joaquim Coelho Ramos, e as relações entre Portugal e essa zona do globo é antiga de séculos. Por via dos interesses financeiros, das trocas económicas, da constelação de países da CPLP, das integrações regionais – União Europeia incluída – o idioma de Camões conhece um significativo interesse nas universidades chinesas. O Páginas de Português conversa com Joaquim Coelho Ramos, diretor do Instituto Português do Oriente.

 * Os programas Língua de Todos, e Páginas de Português  ficam  disponíveis posteriormente aqui e aqui. Hora oficial de Portugal continental.