1. A pandemia em Portugal não dá sinais de abrandamento, como acontece, aliás um pouco por toda a Europa. Em apenas oito dias, o número de pessoas infetadas ultrapassou os 7000. A evolução dos acontecimentos obriga a repensar medidas e a ponderar a adoção de disposições mais restritivas. Nesta linha, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República português, referiu que, se fosse necessário «Repensar o Natal em família», isso teria de ser feito. É esta também uma das sete novas expressões introduzidas no A covid-19 na língua, um glossário que procura deixar registadas as palavras e expressões mais marcantes destes tempos conturbados. Poderão ainda ser consultadas as expressões «Bora Testar», «Confinamento suave», «Confraternizações familiares», «Cuidados de proximidade», «Funcionários postais» e «Taxa de infeção».
Primeira imagem: Infografia do jornal Público relativa à situação da pandemia em Portugal a 11/10/2020
2. Estará a origem do nome tartaruga associada a Tártaro, designação que os gregos atribuíam ao inferno? A relação entre o nome deste animal e o conceito que dele tinham alguns povos da antiguidade pode trazer alguma luz sobre a designação que lhe foi dada, tal como se clarifica numa das novas respostas da atualização do Consultório, onde também se inclui a explicação dos regionalismos algarvios alfoque e mujerona e se comenta a inexistência de contração da preposição a com o artigo definido a antes do topónimo Canaã. No campo da sintaxe, analisa-se a função sintática do constituinte «embora descontente», usado numa frase simples e esclarecem-se as diferenças de plano de análise entre a classificação de constituintes e a sua função sintática.
3. Na rubrica Montra de Livros, dá-se a conhecer a nova publicação da linguista Sandra Duarte Tavares: Fala Sem Erros (edição da Porto Editora). Uma obra que procura dar resposta a dúvidas frequentes da língua portuguesa, que se poderá ficar a conhecer melhor a partir da entrevista concedida pela autora ao programa Páginas de Português, da Antena 2, emitido no dia 11 de outubro de 2020 (aqui).
4. A palavra muleta, para além dos conhecidos sentidos relacionados com a haste a que se apoia uma pessoa e o próprio suporte que fornece, pode ser usada, num contexto pouco formal, para designar o objeto que o carteirista usa para disfarçar a sua atividade. É o que nos é explicado no blogue Travessa do Fala-Só num apontamento aqui transcrito com a devida vénia.
5. Entre as notícias da atualidae, destacamos as seguintes:
— A Antena 1, o principal canal da rádio púbica portuguesa, passa a emitir uma nova série do programa Serviço Público – Bloco de Notas, da autoria da jornalista Maria Flor Pedroso. Orientado para os alunos de 11.º e 12.º anos com exames no ano letivo de 2020/21, o pós-5 de outubro é o primeiro tema, com a participação de historiadora Maria Fernanda Rollo. O programa será emitido no novo horário das 22h20 (hora oficial de Portugal continental) – ficando todos os episódios, de segunda a sexta-feira, disponíveis posteriormente na RTP Play;
— A abertura de dois concursos a Bolsa de Investigação para Doutoramento, na área de Linguística Aplicada, e um na área de Linguística do Português, pelo Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) (mais informações aqui);
— As II Jornadas de Educação e Desenvolvimento, que terão como tema aglutinante Educação para o Desenvolvimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As jornadas são promovidas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua em colaboração com outras entidades e terão lugar dia 17 de outubro de 2020, via Zoom.