1. Após uma interrupção de quatro anos, pela própria RTP, o primeiro canal da televisão pública portuguesa começa a emitir a nova série do magazine Cuidado com a Língua!, nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, a partir das 21h00, hora de Portugal Continental. Com retransmissão nos canais internacionais da RTP*, a arte da ourivesaria e as palavras e expressões mais com ela relacionadas são o tema do primeiro programa desta nova série – a nona. Por exemplo, o que quer dizer «casar um brinco»? E qual a relação entre salva, de prata quase sempre, e «salva de palmas»? E a origem, e o significado, do ditado popular «onde o ouro fala tudo cala»? E porquê o ditado «o barato sai caro»? E, ainda, à volta do erro muito comum com palavra "jaziga"... pura e simplesmente inexistente. Com o ator João Grosso no papel de ourives, à conversa com Diogo Infante, o cicerone de sempre deste já clássico espaço televisivo onde se promove o bem escrever e o bem falar em português, exposto de forma lúdica e com algum humor.
* Esta nova série do Cuidado com a Língua!, como qualquer das anteriores oito, fica igualmente disponível na página oficial da RTP. Outras informações, aqui.
2. Regressa ao consultório a análise sintática, com um problema em torno da associação do verbo caber a uma oração subordinada relativa. Chega também uma dúvida a respeito da nem sempre fácil distinção entre o futuro do conjuntivo e o infinitivo flexionado (também conhecido como infinitivo pessoal). Finalmente, alguém pergunta como se pronuncia coerência.
3. A Antena 1, canal generalista da rádio pública portuguesa, promove, com a Sociedade Portuguesa de Autores, um programa-concurso, no formato de aula, sob a direção do músico João Gil. Propósito explícito: a «promoção da música portuguesa e, em especial, o apoio a novos autores que componham e interpretem em língua portuguesa.» Se é em língua portuguesa, e para estimular a criação musical em português, qual o sentido de se dar um nome em inglês, Master Class? – questiona José Mário Costa, em texto que deixamos na rubrica Pelourinho.