Do anglicismo crowdfunding à marca lusófona
1. As campanhas de angariação de fundos pela Internet são conhecidas pelo termo inglês crowdfunding. No entanto, não haverá maneira de encontrar ou cunhar uma palavra equivalente que alivie a sobrecarga de anglicismos atualmente observável no português e noutras línguas românicas? Para o espanhol, a Fundación para el Español Urgente – Fundéu BBVA aconselha várias soluções, entre elas financiación colectiva; no mundo francófono, financement colectif (= «financiamento colectivo») e financement participatif (= «financiamento participativo»), entre outras expressões, são recomendadas e encontram aceitação; no português, perfilam-se várias possibilidades, mas ainda nenhuma concorre com o anglicismo. Em alternativa a crowfunding, o consultório apresenta uma resposta que avalia algumas opções vernáculas. Mais questões da presente atualização: se diretor-geral tem hífen, porque não hifenizar «diretor adjunto»? Em português, a letra h no início de aportuguesamentos de empréstimos do inglês (p. ex., hóquei) corresponde a alguma pronunciação? Quais os derivados legítimos de Kardec, apelido ou sobrenome de Allan Kardec (1804-1869), fundador do espiritismo?
2. A rubrica Lusofonias acolhe um artigo publicado no jornal Público de 18/05/206, com o título original "Registo de marcas no espaço da CPLP – para quando a marca lusófona?". O seu autor, Gonçalo de Sampaio, presidente do Grupo Português da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual, comenta: «(...) Nos últimos programas de Governo a criação da marca lusófona tem estado sempre presente. Mas, até hoje, estar nos programas de Governo não foi suficiente para ver a luz do dia.»
3. Sobre os programas produzidos pelo Ciberdúvidas na rádio pública portuguesa, lembramos que o Língua de Todos de sexta-feira, 20 de maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 21 de maio, depois do noticiário das 9h00*), entrevista o professor moçambicano Nataniel Ngomane sobre o futuro da língua portuguesa, na perspetiva africana. O Páginas de Português de domingo, 22 de maio (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*), inclui uma conversa com o também moçambicano Raul Calane da Silva sobre a última reunião do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
* Hora de Portugal continental.
4. Por último, renovamos o apelo SOS Ciberdúvidas, de modo a enfrentar a falta de apoios ao custeamento do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Os nossos agradecimentos antecipados pela generosidade de quantos, por esse mundo fora, o consultam regularmente e reconhecem o seu papel ao longo dos seus quase 20 anos.
