1. As campanhas de angariação de fundos pela Internet são conhecidas pelo termo inglês crowdfunding. No entanto, não haverá maneira de encontrar ou cunhar uma palavra equivalente que alivie a sobrecarga de anglicismos atualmente observável no português e noutras línguas românicas? Para o espanhol, a Fundación para el Español Urgente – Fundéu BBVA aconselha várias soluções, entre elas financiación colectiva; no mundo francófono, financement colectif (= «financiamento colectivo») e financement participatif (= «financiamento participativo»), entre outras expressões, são recomendadas e encontram aceitação; no português, perfilam-se várias possibilidades, mas ainda nenhuma concorre com o anglicismo. Em alternativa a crowfunding, o consultório apresenta uma resposta que avalia algumas opções vernáculas. Mais questões da presente atualização: se diretor-geral tem hífen, porque não hifenizar «diretor adjunto»? Em português, a letra h no início de aportuguesamentos de empréstimos do inglês (p. ex., hóquei) corresponde a alguma pronunciação? Quais os derivados legítimos de Kardec, apelido ou sobrenome de Allan Kardec (1804-1869), fundador do espiritismo?
2. A rubrica Lusofonias acolhe um artigo publicado no jornal Público de 18/05/206, com o título original "Registo de marcas no espaço da CPLP – para quando a marca lusófona?". O seu autor, Gonçalo de Sampaio, presidente do Grupo Português da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual, comenta: «(...) Nos últimos programas de Governo a criação da marca lusófona tem estado sempre presente. Mas, até hoje, estar nos programas de Governo não foi suficiente para ver a luz do dia.»
3. Sobre os programas produzidos pelo Ciberdúvidas na rádio pública portuguesa, lembramos que o Língua de Todos de sexta-feira, 20 de maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 21 de maio, depois do noticiário das 9h00*), entrevista o professor moçambicano Nataniel Ngomane sobre o futuro da língua portuguesa, na perspetiva africana. O Páginas de Português de domingo, 22 de maio (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*), inclui uma conversa com o também moçambicano Raul Calane da Silva sobre a última reunião do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
* Hora de Portugal continental.
4. Por último, renovamos o apelo SOS Ciberdúvidas, de modo a enfrentar a falta de apoios ao custeamento do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Os nossos agradecimentos antecipados pela generosidade de quantos, por esse mundo fora, o consultam regularmente e reconhecem o seu papel ao longo dos seus quase 20 anos.