O consultório do Ciberdúvidas fica interrompido desde esta data, tal como fazemos sempre por esta altura do ano, férias de verão, em Portugal. E, como é também tradição no Ciberdúvidas, não deixaremos de dar aqui o devido registo do que tiver relevância noticiosa sobre a língua portuguesa, sempre que for caso disso.
Estaremos de volta, em pleno, no dia 1 de setembro – aproveitando esta pausa para alguns acertos técnicos no que ainda falta afinar na nova estrutura informática e gráfica do portal. Para eles, agradecemos desde já os reparos e as sugestões de melhoria que nos têm sido enviados para (repetimos) o endereço ciberduvidasdalinguaportuguesa@gmail.com
Ficam entretanto em linha três novos esclarecimentos a outras tantas perguntas que aguardavam resposta no consultório: quatrilhão ou quadrilhão; a palavra coirmandade existe?; o ditongo oi em vez de ou. E, na rubrica O Nosso Idioma, sugerimos a leitura da crónica O susto de Talapaxi, publicada no semanário luandense Nova Gazeta, de 18 de junho p. p. Da autoria do jornalista e professor Edno Pimentel, aí se aborda um tema que divide ainda muitas opiniões no país: as palavras e os nomes com origem nas línguas nacionais, entrados no léxico do português corrente em Angola, devem manter a sua grafia original, ou, pelo contrário, devem ter o aportuguesamento ortográfico correspondente (e à imagem das mesmas regras aplicadas aos empréstimos e neologismos provindos de outras línguas)?
Nota, ainda, para duas notícias:
- A atribuição, à escritora portuguesa Hélia Correia, do Prémio Camões 2015, a mais alta distinção literária destinada a autores de língua portuguesa.
- A realização do fórum sobre o Ensino das Línguas e Cultura Clássicas, encontro organizado pelas professoras Leonor Santa Bárbara, Maria do Rosário Laureano Santos e Susana Marta Pereira, no dia 26 de junho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Com os propósitos e os participantes enunciados na informação que deixámos disponível na rubrica Notícias, aqui.
Finalmente, lembramos os temas dos programas de rádio Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 13h30**; com repetição no dia seguinte, 20 de junho, às 9h10**) e Páginas de Português (Antena 2, 21 de junho, 17h00**): "Língua Portuguesa e Identidade Amazónica" e se existe mesmo uma açorianidade, como defendia o escritor Vitorino Nemésio (1901-1978), respetivamente.
** Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.