Dia 26 de junho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa [17h30, Sala 0.05 (B1)], encontro organizado pelas professoras Leonor Santa Bárbara, Maria do Rosário Laureano Santos e Susana Marta Pereira, com os propósitos a seguir enunciados pelas próprias.
Ao longo dos anos as línguas clássicas e as culturas que veiculam têm passado por diversas mudanças, nem sempre benéficas. A alteração dos currículos escolares [em Portugal], por exemplo, tem vindo a limitar o espaço destas disciplinas na escola, com o quase total desaparecimento do Grego e uma drástica redução do Latim. O Decreto-Lei n.º 79/2014 acentua este estado ao designar o mestrado que habilita à docência em Português, Latim e Grego como Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário.
Há, felizmente, atitudes contrárias, que nos levam a crer num futuro mais risonho para estas áreas. Se nem sempre as 'práticas' correspondem aos 'contextos', os tempos presentes permitem-nos algum otimismo.
Qual a importância do conhecimento das línguas e das culturas clássicas para a formação do cidadão? Qual a sua importância para o estudo da língua materna? Quando deverão estas línguas começar a ser estudadas? Qual a metodologia mais adequada?
Para debater estas e outras questões, decidimos convidar colegas de várias universidades nacionais e estrangeiras, colegas do ensino básico e secundário e autores das Metas Curriculares do Português. (...)
As organizadoras,