1. A presente atualização centra-se na forma das palavras e, em especial, nos equívocos e nas oscilações que podem afetar a sua estabilidade. Assim, no Pelourinho, José Mário Costa assinala um mau uso do hífen na expressão «bom senso»... onde menos se esperaria («Convenhamos que é, no mínimo, surpreendente um erro destes no anúncio de um colóquio pretensamente científico sobre a ortografia»*). E, na rubrica O nosso idioma, divulga-se mais uma crónica de Edno Pimentel, na qual o autor aborda uma incorreção tão comum em Angola como em Portugal: a troca do substantivo identidade por entidade, na expressão «bilhete de "entidade"» (em lugar de «bilhete de identidade»)**. No consultório, regista-se mais uma palavra – folheável – que não precisa de estar dicionarizada para ser considerada correta; além disso, comenta-se a grafia e a melhor forma de pronunciar o apelido Bivar, nome que evoca o fragor das batalhas medievais; e, por último, avalia-se a boa formação do gentílico campos-geraiense, o qual, apesar da sua configuração menos canónica, aparece num dicionário como termo referente ao natural ou habitante da cidade brasileira de Campos Gerais (Minas Gerais).
* O colóquio, marcado para os dias 9 e 10 de novembro p.f., foi organizado pelo Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa – cujo cartaz não deixou de suscitar outros reparos críticos, como este, por exemplo.
** Sobre as regras em vigor quanto ao emprego (ou não) do hífen – e nos casos específicos de expressões como «bom senso» e «bilhete de identidade», que não têm nem nunca hifenizaram –, releia-se o disposto pelo novo Acordo Ortográfico nas Bases XV, XVI e XVII. E, ainda, O uso do hífen, segundo o Acordo Ortográfico.
2. Em foco, no Língua de Todos de sexta-feira, 30 de outubro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 34 de outubro, depois do noticiário das 9h00*), a introdução do Acordo Ortográfico em todas as escolas de Cabo Verde, a partir de setembro de 2015. O Páginas de Português de domingo, 1 de novembro (às 17h00*, na Antena 2), dá realce à VIII Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura, que decorre entre 5 e 6 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
* Hora oficial de Portugal continental.