DÚVIDAS

A classificação da conjunção correlativa «nem... nem...»

Aprendi na escola que «nem... nem» é uma locução conjuncional coordenativa copulativa. No entanto, enquanto estudava para o teste de Português, encontrei numa ficha informativa do meu manual a mesma locução classificada como disjuntiva.

Esta locução pode classificar-se de duas formas diferentes tendo em conta o contexto?

Por exemplo, como devo classificar a oração coordenada da seguinte frase: «no fim de semana, nem estudei, nem me diverti»?

Obrigado!

Resposta

Trata-se de uma conjunção coordenativa copulativa correlativa, segundo o Dicionário Terminológico [ver também a Gramática do Português (GP) da Fundação Calouste Gulbenkian, pág. 1787].

No entanto, há dicionários que também atribuem o valor disjuntivo a esta conjunção, como é o caso do Dicionário Houaiss.

Mesmo assim, e considerando que a GP a classifica apenas como conjunção copulativa (usa o termo aditiva), parece mais adequado considerar que a referida conjunção é somente copulativa, até pela dificuldade em identificar o valor disjuntivo associado a uma negação:

1) «No fim de semana, canto e danço.»

2) «No fim de semana, canto ou danço.»

3) «No fim de semana, nem canto nem danço.»

A frase 3 pode ser parafraseada por «No fim de semana, não canto e não danço», mas a sua paráfrase com uma estrutura disjuntiva não é aceitável (o * indica agramaticalidade): *«No fim de semana, não canto ou não danço.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa