A forma «de coração» na expressão «abraço de coração» não é uma locução adjetiva, mas antes um sintagma preposicional classificador1 constituído pela preposição de e pelo substantivo masculino coração. Contudo o sintagma funciona como expressão fixa, equivalente a «de todo o coração», ou seja, «com todo o prazer», portanto, não se relacionando diretamente com coração nem podendo ser substituído pelo adjetivo correspondente cardíaco.
O sintagma preposicional «de coração» é um modificador do nome autónomo2 abraço, valendo por um verdadeiro adjetivo de sentido figurado ou abstrato. Normalmente, os sintagmas preposicionais classificadores têm uma função semelhante à dos adjetivos atributivos relacionais, pelo que poderíamos facilmente dizer, por exemplo, «dia de primavera» e «dia primaveril» como sinónimos. Note-se, porém que «abraço de coração» não equivale a «abraço cardíaco», visto que cardíaco (do grego kardiakós, «relativo ao coração») não significa, ao contrário de «de coração», o mesmo que «com todo o prazer; sinceramente» (cf. Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, s. v. coração). Ou seja, em dar ou receber «um abraço de coração», o sintagma preposicional denota a caraterização sentimental do abraço que o experienciador tem.
1 A função destes sintagmas preposicionais consiste em classificar o nome modificado relacionando-o com o conjunto de propriedades denotado pelo substantivo ou verbo que é complemento da preposição (vide Gramática do Português, pp. 1068 a 1070, vol. II, Fundação Calouste Gulbenkian).
2 Os nomes autónomos não selecionam expressões de natureza argumental que lhes completem os sentidos e denotam entidades imediatamente identificáveis sem que seja necessário relacioná-las com outras entidades (ex.: cão, caneta, cadeira). Em oposição, os nomes dependentes denotam tipicamente entidades do mundo que só podem ser apreendidas quando são postas em relação com outras entidades (ex.: pai (de alguém), fatia (de um bolo)). Vide Gramática do Português, p. 715, vol. I, Fundação Calouste Gulbenkian).