Vou procurar esclarecer um pouco as dúvidas, recorrendo, fundamentalmente, ao Dicionário Terminológico (DT), à Gramática da Língua Portuguesa, de Mateus, M. H. et al. (2003), e à Gramática descriptiva de la lengua española, vol. I, de Bosque, Ignacio (dir.), Demonte, Violeta (dir.)(2004). Estas gramáticas tratam a questão da quantificação de forma muito completa.
A classe dos quantificadores é composta por uma grande heterogeneidade de palavras e locuções semanticamente quantitativas. Esta propriedade do significado, comum a numerosas palavras de diferentes classes, pode levar a equívocos na interpretação do conceito de quantificação.
No DT, a quantificação nominal é o principal objecto de atenção. Constatamos que, no grupo nominal, o quantificador, tal como o determinante, precede geralmente o nome. Ambos têm em comum a propriedade de construírem os valores referenciais do nome com o qual se combinam, funcionando como operadores do grupo nominal: o determinante individualiza o nome, especificando a sua referência com informação não quantitativa; o quantificador restringe a referência do nome com informação de natureza quantitativa.
O determinante especifica o nome com informação sobre propriedades sintácticas e semânticas dos objectos ou entidades designados pelo nome. Em 1, o nome está especificado, sabemos por isso que a mesma água foi fervida duas vezes. Em 2, o nome não está especificado, nada nos indica que foi a mesma água que foi fervida duas vezes.
1. «Por precaução, fervi a água duas vezes, antes de beber.»
2. «Por precaução, fervi água duas vezes antes de beber.»
O quantificador restringe a referência do nome com informação relacionada com número, quantidade ou parte do referente do nome, independentemente da sua definitude. Em 3, sabemos que a quantidade de funcionários se mantém. Em 4, sabemos que a quantidade de funcionários se mantém e o determinante especifica, além disso, que se trata dos mesmos funcionários definidos anteriormente.
3. «A empresa continua a ter dez funcionários.»
4. «A empresa continua a ter os dez funcionários.»
Não é só no plano semântico que o determinante e o quantificador se distinguem; na verdade, também no plano sintáctico estes dois operadores têm comportamentos distintos no grupo nominal. Os quantificadores, contrariamente aos determinantes, não podem surgir nas chamadas construções de «deslocação à esquerda clítica». Nos exemplos a seguir, extraídos da Gramática da Língua Portuguesa, de Mateus, M. H. et al. (2003: 356), há deslocação à esquerda do determinante, em 5, e não é aceitável a deslocação à esquerda do quantificador, em 6.
5. «Esses livros, eu li-os.»
6. *«Cinco livros, eu li-os.»
Os quantificadores, isolados ou combinados com outros elementos, podem surgir com elipse nominal, como acontece em 7 e como é o caso de um dos exemplos enviados, aqui retomado em 8, como resposta à questão colocada com um quantificador interrogativo.
7. «Encomendei cinco livros, mas chegaram só dois [ ] até agora.»
8. (a) «Quantos alunos vieram?»
(b) «Vieram dois/só dois [ ].»
Os exemplos 7 e 8 mostram que os quantificadores apresentam um comportamento típico: precedem o nome e podem surgir com elipse nominal, caso particularmente comum nos quantificadores numerais.
No DT, os quantificadores estão agrupados num conjunto de classes fechadas de palavras — quantificador numeral, quantificador relativo, quantificador interrogativo, quantificador universal e quantificador existencial. Contudo, a classe dos quantificadores não é composta apenas pelos elementos que integram estas subclasses. Trata-se de uma classe mais abrangente composta por palavras ou locuções que podem pertencer igualmente à classe dos nomes, dos advérbios, dos adjectivos, dos pronomes. No exemplo 9, a par do numeral fraccionário que integra a expressão «um terço de», os quantificadores são, respectivamente, o nome metade, que integra a expressão «metade de», e a locução «uma parte de». Esta locução configura uma estrutura partitiva que nos diz que uma parte do percurso foi concluída, mas não temos informação numérica sobre o referente.
9. «Ontem, os miúdos fizeram um terço/metade/uma parte do percurso.»
Os exemplos 10 e 11 ilustram a quantificação realizada por advérbio e adjectivo. Em 10, a construção expressa o grau do adjectivo.
10. «O Pedro está muito alto para a idade.»
11. «Serviram numerosas sobremesas ao jantar.»
Os exemplos 12, 13 e 14 mostram-nos também que os quantificadores podem funcionar isoladamente no grupo nominal, na forma de pronomes quantificadores. São casos típicos os pronomes que funcionam como quantificadores negativos. Quanto a este valor quantificacional do pronome, é de referir a informação fornecida no DT, sobre o pronome indefinido: «Pronome (…) correspondente ao uso pronominal de um quantificador ou de um determinante indefinido.»
12. «Todos vieram à festa.»
13. «Ninguém veio à rua.»
14. «Nada aconteceu.»
Do ponto de vista da interpretação do grupo nominal, poderemos estar perante quantificadores que funcionam em elipse nominal. Tal como nos exemplos em 8, estes pronomes quantificadores referem-se a entidades anteriormente referidas no co-texto ou referenciadas pelo contexto.
Resta ainda acrescentar que os quantificadores podem expressar informação quantitativa não apenas sobre expressões que denotam entidades, mas sobre expressões que denotam situações (15).
15. «Andei bastante e descansei poucas vezes.»
Uma vez que as dúvidas surgiram no contexto da didáctica do português, gostaria de acrescentar um comentário sobre a importância que o tratamento deste conteúdo pode ter nos primeiros ciclos do ensino básico, não só para o português, mas igualmente para o desenvolvimento de capacidades em matemática. Pode revelar-se muito produtivo um desenvolvimento didáctico que permita que os alunos observem o comportamento de diferentes palavras e locuções da classe dos quantificadores, em frases e enunciados, e descubram as suas propriedades semânticas. Tomando como objecto de observação o grupo nominal, na actividade de substituição de um quantificador por outro, identificar-se-iam, numa primeira fase, palavras e locuções que, ocupando uma posição pré-nominal ou funcionando isoladamente no grupo nominal, exibissem a propriedade de expressar informação relacionada com número, quantidade ou parte do referente do nome. Numa segunda fase da observação, seria identificada a classe de palavras — fechada ou aberta — de cada quantificador.
Espero ter contribuído para o esclarecimento das dúvidas.