Sem ter conhecimento do contexto, não poderemos classificar a palavra um, que tanto poderá pertencer à classe dos quantificadores numerais como à dos determinantes artigos indefinidos.
Sendo um artigo indefinido, um incide sobre o nome terço, gerando uma leitura de valor indefinido: trata-se de um terço qualquer, que não se identifica, nem particulariza.
Sendo um quantificador numeral, um incide sobre o nome terço e produz uma leitura de quantidade: a informação dada é relativa ao número de terços adquiridos pelo locutor.
Com conhecimento do contexto, será possível aplicar alguns testes que permitirão ajudar na classificação da palavra um1:
(i) sendo quantificador, é compatível com construções do tipo apresentado em (1), onde se conjugam dois quantificadores (um e dois):
(1) «Elas compraram um terço perto da catedral e eu comprei dois.»
Note-se que dois incide sobre o nome terços, o qual está elidido na frase.
(ii) sendo artigo indefinido, é compatível com o plural (os quantificadores não se pluralizam):
(2) «Elas compraram uns terços perto da catedral.»
(iii) no plural, o artigo indefinido pode coocorrer com um quantificador numeral antecedendo-o (não se colocam dois quantificadores seguidos):
(3) «Elas compraram uns cinco terços perto da catedral.»
Disponha sempre!
1. Para um maior desenvolvimento, cf. Miguel e Raposo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 853 – 857.