Tendo em conta que se considera que pertencem à mesma família de palavras aquelas que partilham o mesmo radical e que estão relacionadas etimológica e morfologicamente, as duas palavras que indicou – natalício e natalidade – são da família de palavras de Natal.
De qualquer modo, importa ter em conta o valor do termo usado. Quer nos estejamos a referir ao substantivo Natal – enquanto «festa cristã que se realiza todos os anos e que comemora o nascimento de Jesus Cristo» ou «época em que se celebra essa festa» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010) quer ao adjetivo natal – «respeitante ao nascimento; pátrio» (idem), uma vez que as duas se referem a nascimento, as formas natalício e natalidade usam-se relativamente a uma e a outra.
É de referir, ainda, que a palavra Natal é, também, um topónimo, pois pode designar «a província de Natal (região da África do Sul) ou a cidade brasileira de Natal, no Rio Grande do Norte. Nestes casos, natalense – «natural ou habitante dessa região ou dessa localidade» — será a palavra que se refere à família deste outro Natal.
Eunice Marta