A expressão entusiasmada desempenha a função sintáctica de aposto (ou modificador do nome apositivo, de acordo com a nova terminologia linguística).
O aposto surge sempre separado por vírgulas, normalmente à direita do nome que modifica e tem por função dar-nos uma informação adicional acerca do mesmo.
Numa perspectiva tradicional, o aposto era uma função sintáctica exclusiva de um nome ou grupo nominal; contudo, estudos de sintaxe contemporâneos assumem que o aposto pode ser igualmente representado por:
— Um adjectivo ou grupo adjectival:
(1) «A rapariga, entusiasmada, sorriu.»
— Um grupo preposicional:
(2) «A rapariga, de rosto corado, sorriu.»
— Uma frase — oração subordinada relativa explicativa:
(3) «A rapariga, que temia as câmaras fotográficas, limitava-se a sorrir.»
O atributo (ou modificador do nome restritivo, de acordo com a nova terminologia linguística), por sua vez, surge directamente ligado ao nome que modifica (i. e., sem estar separado por vírgulas), tem por função restringir a referência desse nome e pode ser representado por:
— Um adjectivo ou grupo adjectival:
(4) «Ele conheceu a rapariga misteriosa.»
— Um grupo preposicional:
(5) «Ele conheceu a rapariga de cabelos ruivos.»
— Uma frase — oração subordinada relativa restritiva:
(6) «A rapariga que temia as câmaras fotográficas limitava-se a sorrir.»
Nota: A diferença entre a frase (3) e a frase (6) reside no facto de em (3) existir no nosso universo de discurso apenas uma rapariga, enquanto em (6) há pelo menos duas raparigas, sendo que apenas a que tinha medo das câmaras sorriu.
Disponha sempre!