DÚVIDAS

A locução se bem que e o conjuntivo

A locução se bem que é seguida ou não de conjuntivo? Escrevi recentemente num texto: «O comportamento da turma é satisfatório, se bem que alguns alunos continuem a perturbar as aulas.» Uma colega teve dúvidas quanto ao uso do conjuntivo neste contexto e sugeriu o presente do indicativo «(...) se bem que alguns alunos continuam a perturbar as aulas», que, em sua opinião, seria o mais correcto. Tem razão?

Resposta

Se bem que é uma locução conjuncional que introduz uma oração subordinada concessiva e que se utiliza com conjuntivo, tal como embora. Encontram-se com alguma frequência frases (mesmo com a conjunção embora!) que não cumprem este requisito, mas, à luz da norma, são marginais, fruto, potencialmente, de uma redução progressiva do uso do conjuntivo na língua portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa