O português em Goa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O português em Goa

O estado indiano de Goa, que fora outrora a Índia Portuguesa, formada pelos territórios de Goa, Damão e Diu, possui, até os dias de hoje, uma população lusófona. Quantas pessoas ainda falam o português em Goa? Quantas o possuem como língua materna? Essa população lusófona é descendente de imigrantes portugueses, ou não? Na maioria são cristãos, ou hindus? Há atualmente algum tipo de incentivo para que esses nossos irmãos lingüísticos continuem a falar português? Quais são os principais expoentes da história da literatura goesa?

Desde já, agradeço infinitamente as informações sobre assunto que para mim é tão interessante.

Victor Villon Brasil 3K

Neste meu texto, aqui no Ciberdúvidas, poderá encontrar os esclarecimentos pretendidos sobre a literatura indo-portuguesa. Os descendentes dos portugueses em Goa optaram na sua maioria não continuar na Índia. A percentagem muito reduzida dos falantes da língua portuguesa é dos naturais, tanto cristãos como hindus e muçulmanos (no caso de Diu) e quase ninguém declara o português como a sua língua materna, mesmo nas raras famílias que falam o português em casa. Mantém-se, todavia, o interesse pela língua portuguesa, e mais agora do que no passado, por motivos do turismo internacional. A Fundação Oriente apoia algumas escolas secundárias que optaram por língua portuguesa como segunda língua moderna. Como nenhuma destas escolas tem número suficiente de alunos para abrir uma turma, o Governo não lhes paga os professores para ensinar português.

Cf.:

Os portugueses no folclore goês

Os Descobrimentos e eu... (3)

Os Descobrimentos e eu... (2)

Os Descobrimentos e eu… (1)

Portugal e Vasco da Gama nas redes dos nautas e cibernautas

Os Descobrimentos e eu ... (6)

Os Descobrimentos e eu ... (5)

Os Descobrimentos e eu ... (4)

Os Descobrimentos e eu ... (7)

Os Descobrimentos e eu ... (8)

João de Barros - Humanista Português e Historiador da Ásia

Teotónio R. Souza