Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Nuno Santos Professor Vila Nova de Famalicão, Portugal 15K

Gostaria de saber se, na frase «A Fada Rainha, com um manto de luz preso por uma estrela, sentou-se no seu trono de cristal», a palavra preso é um verbo (particípio passado de prender).

Carla Alves Professora Lisboa, Portugal 8K

Relativamente à palavra cabeçudo, classificam-na apenas como adjetivo, ou também consideram um nome (substantivo) comum?

Estas dúvidas têm surgido e dando algum alarido na escola.

Maria Gonçalves Professora Lisboa, Portugal 10K

Gostava de saber como se classifica a palavra além-mar, quanto ao seu processo de formação.

Maria Machado Professora Porto, Portugal 21K

Na expressão «corpo humano», qual a classe morfológica da palavra humano?

Vinicius Ferreira Técnino judiciário Suzano, Brasil 8K

Qual é a análise morfossintática da frase: «A doutora Isabel viajou a trabalho»?

Fico em dúvida sobre a classificação tanto sintática quanto morfológica das palavras «doutora» e «Isabel».

Carla Enes Estudante Lisboa, Portugal 37K

Como se classificam, morfologicamente, as seguintes palavras: felicidade, certamente, afeto, paternal, todas, algum, felizmente, eles, leram, muito, bem.

Ana Faria Professora Barcelos, Portugal 7K

Fantasiado pode ser também considerado adjetivo?

Maria Machado Desempregada Porto, Portugal 17K

O que são adjetivos?

Por exemplo, as palavras cidade, fome e paciência são adjetivos?

Mauro Noblat Estagiário Rio de Janeiro, Brasil 11K

Na frase «O filho agiu conforme o pai», o conforme é conjunção comparativa? Existe alguma possibilidade, algum registro, algum respaldo de esta conjunção ser comparativa? Grato!

Ângela Faria de Paula Lima Doméstica Lavras, Brasil 92K

Tenho visto várias pessoas usarem a palavra julgo como sinônimo de julgamento. Nunca imaginei que pudesse ser usada assim, como na frase: «Não quero viver sob o seu julgo» (no sentido de julgamento, segundo a pessoa que o escreveu).

Segundo a mesma, jugo é canga, quando eu entendo que pode significar dominação, portanto, julgamento. Quem está certo?