Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Daniel Silva Estudante Lisboa, Portugual 12K

Qual é a classe e a subclasse da palavra estudante?

Vítor Manuel Correia Jornalista Lisboa, Portugal 6K

Trago-vos um dúvida sobre concordância sujeito/predicado. Deve dizer-se «Silas e José Pedro foram alvos de treino específico», ou «Silas e José Pedro foram alvo de treino específico»?

Catarina Gomes Estudante Coimbra, Portugal 57K

Podia-me por favor dizer qual é o aumentativo de voz?

Muito obrigada.

Catarina Gomes Estudante Coimbra, Portugal 8K

Pode-me dizer por favor o plural de paredão?

Muito obrigada.

Claudine Crespo Lima Fisioterapeuta Salvador, Brasil 7K

Gostaria de rectificar a escrita de alvissareira com "ss", pois já vi em textos honoríficos escritos com "ç". Inclusive já chamei à atenção uma pessoa, pensando que era escrita com "ç".

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 19K

Existe a palavra "desmatricular"? Apesar de não figurar nos dicionários de língua portuguesa que consultei, a verdade é que é largamente utilizada (e necessária). E quanto a "desmatriculação"? Num texto literário, será mais correcto dizer-se "cancelar a matrícula" e "cancelamento da matrícula"?

Obrigada.

Nuno Vasco Doutorando Figueira da Foz, Portugal 7K

Desde já parabéns a todos os que contribuem para o sucesso deste sítio. Na página 373 do livro História da Arte, de Horst Wolemar Janson, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 6.ª edição, Lisboa, 1998, aparece o termo engenhosidade associado ao seguinte contexto: «Como as explicações deste género requerem muita engenhosidade erudita, somos levados a pensar que o Retábulo de Mérode e outros quadros semelhantes constituem uma espécie de charada para o contemplador actual.» A minha pergunta é se a referida palavra existe no universo da linguagem portuguesa e se neste caso não deveria antes ser substituída pela palavra engenho. Antecipadamente grato pela vossa resposta. Um bom 2008 a todos.

Andreia Pereira Jornalista Lisboa, Portugal 5K

Em referência ao aparelho urinário, devo dizer "tracto", ou "trato" urinário? Qual a forma mais correcta?

Obrigada.

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 4K

Existe um adjectivo da família de Matusalém? Matusalémico? Matusalénico? Obrigada.

Éder Goulart Músico Lages, Brasil 3K

A dúvida é sobre o emprego de da ou na na letra de uma música que estou compondo. Ela fala sobre monumentos de cimento da minha cidade que retratam a história da nossa gente. Estou com dúvida no verso.

São cinco pedras cravadas,
Cinco marcos «na memória» (ou «da memória»),
Pelas mãos do Mestre Batista,
Perpetuando a nossa história.

Gostaria que me ajudassem, depois de pronta mando a música para vocês.

Obrigado.