O plural da palavra reco-reco
Gostaria de saber como se forma o plural da palavra reco-reco.
Grata pela atenção.
A ortografia portuguesa e "dj"
Na pergunta Usbequistão/Tajiquistão/Turcomenistão, F. V. Peixoto da Fonseca afirma que "dj" (como em Tadjiquistão ou Djibuti) não se admite na ortografia portuguesa.
Eu pergunto, então e palavras como djacato, djacutá, djalmaíta ou djambadim (todas presentes no Dicionário Houaiss)? E coisas mais simples como adjectivo ou adjunto?
Obrigado.
O plural de mestre-sala e de porta-bandeira
Qual o plural de "mestre sala" e "porta bandeira"?
O advérbio alto
Eu sei que a palavra alto pertence à classe dos adjectivos. Agora surgiu-me a dúvida de, na frase «ele fala alto», a referida palavra pertencer à dos advérbios.
Se impessoal vs. se passivo, como sempre
«Não se desabotoa as calças em público», ou «não se desabotoam as calças em público»?
Obrigada!
Convidador e convidante
Tenho encontrado a palavra "convidador" em alguns sítios web brasileiros, com o sentido da pessoa que convida para algo. Esta palavra faz realmente parte do léxico do português brasileiro? E do português europeu?
Já agora, que outras palavras poderiam ser usadas, além de, eventualmente, anfitrião?
Obrigada pelo esclarecimento.
Cronificação
Tenho visto, usado na linguagem médica, o termo “cronificação”, no sentido de tornar crónico. Por exemplo: «A cronificação da doença ocorre desde há 10 anos.»
Como não encontro o neologismo dicionarizado, gostava de saber se ele é aceitável (e necessário, claro).
Obrigada.
Vêem e vêm, mais uma vez
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida relativa à classificação da palavra vêem quanto à acentuação.
Parece haver um hiato entre as duas vogais, o que faria deste plural paroxítono. No entanto, as gramáticas parecem agrupá-lo, assim como os seus compostos, na classe das oxítonas (fazendo a ressalva para a conservação do acento circunflexo do singular na forma do plural).
Obrigado.
Glaçar e glace
Gostaria de saber, por favor, qual dos termos — "glaçar" ou "glacear" — se utiliza para referir a operação pela qual se reveste um bolo ou outra receita de açúcar ou outro preparado para que aqueles fiquem brilhantes.
Obrigado.
Lanche
Em português, todas as refeições têm o seu nome: pequeno-almoço, almoço, jantar, etc. Mas tenho uma dúvida. Quando um trabalhador na sua jornada de trabalho faz um intervalo para tomar, p. ex., uma sande e um café, isso denomina-se de alguma maneira?
Muito obrigado.
