Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Luciano Eduardo de Oliveira Professor Botucatu, Brasil 8K

Como se diz em português cookie, aquele dispositivo que se "lembra" dos seus dados quando você vai a determinado sítio da Internet? Se não há tradução "oficial" ainda, pensam que "rastreador" seja uma possibilidade?

Muito obrigado.

Ana Marreiro Estudante Lagoa, Portugal 4K

Eu gostaria de saber qual é o grau superlativo absoluto sintético de imitador.

Obrigado pela vossa atenção!

Marcelo Fossari Servidor público Itaqui, Brasil 3K

Qual o diminutivo da palavra fórum?

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 2K

Procurei em vários dicionários e não encontrei palavras derivadas desta prática de tortura. De forma análoga, temos chicote/chicotear/chicoteamento/chicoteado(a), como será com chibata? Chibata/"chibat(e)ar"/"chibat(e)amento"/"chibat(e)ado(a)"?

Obrigado uma vez mais.

Raquel Vitorino Estagiária do Curso de Prof. do 1.º Ciclo Costa de Caparica, Portugal 31K

As minhas dúvidas dizem respeito aos aumentativos das palavras tigela e cama. Para tigela, poder-se-á utilizar "tigelona", ou será mais correcta a utilização de "tigelão"? No que concerne à palavra cama, embora essa dúvida tenha sido já elucidada numa ciberdúvida anterior, não será também correcto dizer-se "camazona"?

Obrigada pela atenção dispensada.

Joana Batista Estudante Covilhã, Portugal 5K

No manual de Português de 9.º ano Focus, o quadro que explica a perifrástica é um pouco ambíguo. Não consigo perceber a diferença entre os seguintes significados: realização prolongada da acção e realização progressiva da acção. Se puderem ajudar-me, agradeço.

Brito Silva Técnico de segurança Almada, Portugal 4K

Gostaria de ser informado de como se escreve correctamente a palavra em referência. Será como está escrita em palavras-chave (fotoluminescente) ou será:

— "foto luminescente";

— "foto-luminescente"?

No meu computador aparece como está escrito em palavras-chave. Por outro lado, seguir o que está no PC é sempre correcto?

Alexandra Mendes Educadora de infância Faro, Portugal 9K

Qual poderá ser o oposto ou antónimo de crítico?

João Guedelha Comercial Madrid, Espanha 8K

Qual é o significado das palavras "tranche" e rácios? E qual é o nome completo de DIAP?

Ana Garção Estudante Lisboa, Portugal 6K

Encontrava-me na aula de Português quando surgiu uma dúvida. No geral, os pronomes empregam-se após o verbo, excepto nalguns casos como frases negativas. Mas, na frase «Ele acabou por revelar aos colegas o segredo», será errado escrever, substituindo o complemento indirecto por pronome pessoal, «Ele acabou por lhes revelar o segredo», colocando o pronome antes do verbo? Qual é a forma mais correcta?

Obrigada.