O plural de baleia-anã e de baleia-piloto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural de baleia-anã e de baleia-piloto

Em primeiro lugar, agradeço a preciosa ajuda deste sítio, ao qual recorro com frequência na minha profissão.

Tenho algumas dúvidas quanto aos plurais de algumas espécies de baleias. Por exemplo, temos as baleias-anãs e as baleias-piloto. Peço que me elucidem acerca da formação do plural destas palavras e também em relação ao uso do hífen. Por exemplo, quando são baleias-piloto de barbatana curta, devo usar o hífen na última parte da designação?

Muito agradecida pelo esclarecimento.

 

Margarida Pacheco Tradutora Odivelas, Portugal 4K

As formas dicionarizadas têm hífen: baleia-anã e baleia-piloto (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Os respectivos plurais são baleias-anãs e baleias-pilotos ou baleias-piloto (idem). Em relação a «baleia-piloto de barbatana curta», não está esta designação dicionarizada, mas, se se trata de uma subespécie, podem usar-se tantos hífenes quantos os necessários, como acontece em baleia-de-bico-de-cuvier (idem). Sendo assim, é aceitável escrever baleia-piloto-de-barbatana-curta.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma