Provisão e desprovisão
É legítimo utilizar as palavras provisão e desprovisão?
Obrigada.
O regionalismo mílhara (Portugal)
A palavra mílhara, usada no Norte de Portugal para ovas de peixe, aplica-se a determinado peixe, por exemplo o sável, ou a todas as ovas de peixe?
«Toalha de banho» = «lençol de banho»
Diz-se «toalha de banho», ou «lençol de banho»?
«Objectivos alcançados» = «objectivos atingidos»
É correcto dizer «os objectivos alcançados»? Ou apenas poderei dizer «os objectivos atingidos»?
Obrigada.
A origem da palavra quiche
Gostaria de saber qual a origem da palavra quiche e se é do género masculino ou feminino.
Muito obrigada pela vossa atenção.
Tricô e tricotar
Se agora se escreve tricô e não tricot, como se justifica o verbo tricotar?
«Janelas maxiares»
Preciso fazer um trabalho para uma empresa de esquadrias e minha dúvida é: janela "maxi-ar" ou "maxiar" e janelas "maxi-ares" ou "maxiares"?
Se puderem me ajudar, agradeço muito.
A palavra subsidiação
Gostaria de saber se a palavra "subsidiação" existe? Vi-a num título de um jornal nacional, apresentada entre aspas, mas não encontrei o seu significado em nenhum dicionário português.
Maiúsculas ou minúsculas em grau e faculdade
Obrigada por este instrumento precioso que é o Ciberdúvidas.
Fiz uma busca rápida, mas não encontrei o que queria, por isso vou pôr a questão. Estou a transcrever uma entrevista e à pergunta «Estudou?» a resposta foi «Sim, fiz o 1.º e o 2.º Grau e não fiz Faculdade». Pergunto se "Grau" deve escrever-se com maiúscula e "Faculdade" também, uma vez que "Grau" tem aqui o valor de uma qualificação oficial e tem, penso, o valor de nome próprio; e "faculdade" também, embora não se trate de uma Faculdade específica, estando a palavra a substituir um nome próprio omitindo a restante designação, mas entendo que, como estabelecimento oficial de ensino, assume tal como "Grau" o valor de substantivo próprio.
Mais à frente o informante diz «fiz cursos de pedagogias» e, relativamente à palavra «pedagogias», tenho a mesma dúvida, porque não é dito o título do curso frequentado e porque a palavra no plural não pode adquirir o valor de nome próprio, penso eu.
Podem esclarecer-me?
"Filé-mignon"
Como escrever corretamente esta palavra que nem deve constar nos nossos dicionários da língua portuguesa? Filé mion? Filé mingnon?