Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Marco António Funcionário Faro, Portugal 34K

Agradeço que me informem, e porquê, sobre se o verbo constar tem sujeito, ou se é um verbo impessoal transitivo sem sujeito.

Josefina Martins Estudante Lisboa, Portugal 3K

Gostaria de saber qual o verbo correspondente ao adjectivo feroz.

Pedro Monteiro Professor Lisboa, Portugal 4K

Na realidade, esta talvez não seja uma dúvida específica de língua portuguesa, pois pode apenas reflectir uma dúvida do castelhano na tradução do árabe. Refiro-me ao género do nome próprio Alhambra (o conjunto monumental em Granada, Espanha). Tenho visto escrito das duas formas e gostava de saber se alguma é mais correcta. Obrigado.

Ricardo Guedes Gomes Estudante Lisboa, Portugal 13K

Desde pequeno que me ensinaram que o nome do continente único que precedeu os cinco continentes de hoje era "Pangea" (Pan — «toda» + Gea — «Terra»). Aparece, agora, em diversos meios de comunicação social, "Pangeia" com um "i". Isto faz sentido?! Creio que não, apesar de lermos, de facto, em Portugal, como na nova palavra.

Agradeço, desde já, a vossa futura resposta, que aguardo.

Fernando Pestana estudante Rio de Janeiro, Brasil 27K

Qual é o feminino de boto e cavalo-marinho?

Grato.

Margarida Pacheco Tradutora Odivelas, Portugal 7K

Em primeiro lugar, agradeço a preciosa ajuda deste sítio, ao qual recorro com frequência na minha profissão.

Tenho algumas dúvidas quanto aos plurais de algumas espécies de baleias. Por exemplo, temos as baleias-anãs e as baleias-piloto. Peço que me elucidem acerca da formação do plural destas palavras e também em relação ao uso do hífen. Por exemplo, quando são baleias-piloto de barbatana curta, devo usar o hífen na última parte da designação?

Muito agradecida pelo esclarecimento.

Leonor Salgueiro Psicóloga Montijo, Portugal 6K

É correcto escrever «encontra-se a frequentar», ou deverá dizer-se «está a frequentar» mesmo num contexto mais formal, por exemplo, de envio de um ofício?

Obrigada.

Hugo Gouveia Trabalhador-estudante Santo Tirso, Portugal 6K

Em resposta à questão do consulente Heitor Cominato sobre a designação do símbolo §, o consultor F. V. P. da Fonseca respondeu “sinal de parágrafo”. E o sinal , como se designa? Esse símbolo tem alguma aplicação particular em português?

António Gil Engenheiro Cascais, Portugal 35K

Gostava que me elucidassem quanto à classificação da expressão «pelo menos», e se a mesma tem de ser escrita entre vírgulas ou se tal não é necessário.

Por exemplo:

«O barco tem, pelo menos, um motor e um par de remos»

ou

«o barco tem pelo menos um motor e um par de remos».

Muito obrigado.

Joana Simões Estudante Lisboa, Portugal 13K

Qual ou quais os femininos de beirão, natural da Beira Alta ou Baixa?