Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Francisco Engenheira Montijo, Portugal 4K

Ao fazermos a divisão silábica de merceeiromer-ce-ei-ro —, podemos considerar que esta palavra, para além do ditongo -ei, possui um hiato (ce-ei)?

Ana R. Costa Funcionária Coimbra, Portugal 8K

Escreve-se «Tratou-a abaixo de cão», ou «Tratou-a a baixo de cão»?

Obrigada.

Marília Lopes Estudante Sorocaba, Brasil 7K

Por estes dias, uma amiga chegou com a seguinte frase para mim:

«Quando olhei pela janela, aquele garoto estava ao portão.»

No mesmo momento achei estranho o uso do «ao», pois eu usaria «no». Perguntei para a minha família, e todos acharam que «ao» estava errado.

Mas quando falei o que achava para minha amiga, ela se defendeu dizendo que usa o «ao» em outras frases como «está ao telefone» e «ele está à porta».

Mais uma vez, eu e minha família achamos que as frases também estão erradas, mantendo nossa opinião quanto o «ao».

Mas por o verbo estar ser um verbo um pouco difícil de se lidar, pois pode ser VT, VI ou VL, eu não soube explicar porque achei errado e nem pesquisar como seria certo. Por isso gostaria de saber, o verbo estar, nesse caso, aceita preposição? E por quê?

Obrigada.

Luís Duarte Informático Queluz, Portugal 10K

Uma carrinha estava atulhada de gente. Posso dizer em termos coloquiais: «Na carrinha ia toda a gente ao monte», ou «Na carrinha ia toda a gente a monte»?

Biblioteca escolar da Branca Bibliotecária Albergaria-a-Velha, Portugal 25K

Existe abreviatura para as palavras educador/educadora?

Poderei escrever «Educ.ª Sara»?

Ana Pinheiro Professora do 1.º ciclo Beja, Portugal 41K

Tenho dúvidas relativamente à palavra remédio, se é grave ou esdrúxula. Diria que era esdrúxula, mas, como a sílaba -dio é dita como um todo, fico sem ter a certeza.

Agradeço que me esclareçam esta dúvida.

Maria Gonçalves Professora Viseu, Portugal 18K

Na frase «Os livros divertem-me», qual a função sintática de «me»?

Luís Duarte Informático Queluz, Portugal 5K

«Percebem é de porrada/percebem de porrada», num comentário dum polícia vulgar para um colega:

«Estes polícias do Corpo de Intervenção só percebem é de porrada», ou «Estes polícias do Corpo de Intervenção só percebem de porrada»?

A primeira frase está bem?

Ana Martins Desempregada Lisboa, Portugal 15K

Agradecia que confirmassem se está correcta a frase: «Alerta-se ainda para o facto de deverem ser salvaguardadas as questões relativas à garantia.»

Obrigada.

Dulce Pinto Professora Caldas da Rainha, Portugal 35K

Diz-se «mais quantidade», ou «maior quantidade»?