Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Provérbios
Valfrido Araújo Silva Estudante Jaboatão, Brasil 7K

Muito se tem falado sobre os gêneros textuais e há infinidade desses textos já identificados como sendo desta classe. Gostaria portanto de saber se "os provérbios" também fazem parte deste contexto, ou seja, se podem ser classificados como um gênero.

Ana Lopes Estudante Viseu, Portugal 35K

Gostaria de saber o significado dos seguintes provérbios: 1. «Voz do povo, voz de Deus»; 2. «Quem conta um conto acrescenta um ponto»; 3. «Gato escaldado de água fria tem medo»; 4. «Quem espera sempre alcança»; 5. «No meio é que está a virtude»; 6. «Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és»; 7. «Cão que ladra não morde»; 8. «O dinheiro é bom servidor, mas mau senhor»; 9. «Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer»; 10. «Quem não arrisca não petisca».

Maria Ferreira Professora Zurique, Suíça 7K

Gostaria de saber o significado do seguinte provérbio: «O que se poupa no farelo gasta-se na farinha.»

Catarina Pereira Estudante Braga, Portugal 12K

Gostaria de saber que significado tem a palavra ciranda neste verso da música Ó Ciranda:

«ó ciranda, ó ciranda/eu hei-de-ir ao teu serão,

fiar duas maçarocas/do mais fino algodão.»

Estou a traduzir esta canção, mas não consigo perceber o sentido destes versos. A canção brinca com os vários significados da palavra, e não consigo perceber o significado neste verso.

Agradeço desde já a resposta.

Georgiana Bărbulescu Tradutora Lisboa, Portugal 12K

Gostaria de saber o significado do provérbio «quem porfia mata caça».ă

Obrigada.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 19K

Podem-me informar de onde surge, e o que significa na realidade, a expressão idiomática, bastante utilizada em Portugal, «não é com vinagre que se apanham moscas», que eu nunca consegui perceber? Agradecido pelo comentário possível.

Rafael Ricardo do Carmo Advogado Muriaé, Brasil 7K

«O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus (próprios) passos.» Numa resposta neste sítio não me convenci de que a resposta fosse a melhor. Repergunto, não seria mais intelígivel ao leitor a frase acima reescrita desta forma: «O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos passos dele.»? Isso não seria uma forma de sair dessa ambiguidade produzida pelo pronome seus?

Maria Ferreira Professora Zurique, Suíça 16K

Qual é o significado do provérbio «não há rosa sem espinhos»?

Maria Ferreira Professora Zurique, Suíça 7K

Qual é o significado do provérbio «não há regra sem excepção»?

Susana Paulos Empregada da Jerónimo Martins Cartaxo, Portugal 9K

O que quer dizer «cadela apressada pariu os cachorros cegos»?