Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Rodrigo Guedes Professor Lamego, Portugal 4K

Qual é a origem do nome Almacave?

Rui Vaz de Carvalho Martinho Médico Porto, Portugal 6K

Moro na Rua das Andresas, no Porto, há 7 anos. Ainda não consegui saber qual o significado de Andresas, podem-me esclarecer, por favor?
Obrigado.

Ariana Machado Rangel da Mota Estudante Maia, Portugal 15K

Qual a origem da palavra Lisboa?

António Oliveira Portugal 6K

Qual a origem da palavra Gesteira (aldeia, freguesia do concelho de Soure – Coimbra)?

Filipe Azevedo Estudante Setúbal, Portugal 8K

Qual a origem do nome “Arrábida”? Uma vez que a serra, junto a Setúbal, também se relaciona com intensa actividade religiosa será possível haver uma relação com os "arrabiati" (raivosos) dos confrontos religiosos da Florença renascentista?

Leandro Nogueira Professor de Espanhol São Paulo, Brasil 16K

«Claudicar» vem de Cláudio? Segundo Cândido de Figueiredo, sim (e assim disse Houaiss)... mas de que Cláudio fala o Sr. Figueiredo (que aliás também me é desconhecido, por preguiça de pesquisar – confesso –, mas em quem confio, já que o Sr. Houaiss confia)?
Esse tema “nomes que originam palavras" parece interessante... já foi explorado aqui no site?
Aliás, o seu “site” é muito interessante...
Parabéns!

Ana Maria Santos Professora Portugal 2K

Tenho feito algumas pesquisas, mas não encontrei resposta, daí recorrer à vossa ajuda. Gostaria de saber se existe a possibilidade de o topónimo Albarróis, no concelho de Alenquer, ter alguma relação com o nome do filósofo Averróis. Pensei nesta hipótese, porque a região teve uma forte influência árabe.
Obrigada.

Marlene Nery Brasil 35K

Desejo saber a definição de Páscoa e também a etimologia.

Encontrei "pesach" do hebraico: passagem.

Maria Aux. da Silva Garção Portugal 5K

Gostava de saber o significado do sobrenome Garção.

Carla Maria Faria R. Graça Professora de Português 11K

Qual a origem do topónimo «Tróia» atribuído à península a sul de Setúbal? Estará relacionado com a origem mítica da fundação de Lisboa (Olisipo e Lixbona) por Ulisses?
Na verdade, na epopeia de Homero, existe a personagem heróica de Ulisses envolvida na guerra de Tróia.
Haverá alguma relação ou é uma simples coincidência?