Qual é a origem do nome Almacave?
Moro na Rua das Andresas, no Porto, há 7 anos. Ainda não consegui saber qual o significado de Andresas, podem-me esclarecer, por favor?
Obrigado.
Qual a origem da palavra Lisboa?
Qual a origem da palavra Gesteira (aldeia, freguesia do concelho de Soure – Coimbra)?
Qual a origem do nome “Arrábida”? Uma vez que a serra, junto a Setúbal, também se relaciona com intensa actividade religiosa será possível haver uma relação com os "arrabiati" (raivosos) dos confrontos religiosos da Florença renascentista?
«Claudicar» vem de Cláudio? Segundo Cândido de Figueiredo, sim (e assim disse Houaiss)... mas de que Cláudio fala o Sr. Figueiredo (que aliás também me é desconhecido, por preguiça de pesquisar – confesso –, mas em quem confio, já que o Sr. Houaiss confia)?
Esse tema “nomes que originam palavras" parece interessante... já foi explorado aqui no site?
Aliás, o seu “site” é muito interessante...
Parabéns!
Tenho feito algumas pesquisas, mas não encontrei resposta, daí recorrer à vossa ajuda. Gostaria de saber se existe a possibilidade de o topónimo Albarróis, no concelho de Alenquer, ter alguma relação com o nome do filósofo Averróis. Pensei nesta hipótese, porque a região teve uma forte influência árabe.
Obrigada.
Desejo saber a definição de Páscoa e também a etimologia.
Encontrei "pesach" do hebraico: passagem.
Gostava de saber o significado do sobrenome Garção.
Qual a origem do topónimo «Tróia» atribuído à península a sul de Setúbal? Estará relacionado com a origem mítica da fundação de Lisboa (Olisipo e Lixbona) por Ulisses?
Na verdade, na epopeia de Homero, existe a personagem heróica de Ulisses envolvida na guerra de Tróia.
Haverá alguma relação ou é uma simples coincidência?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações