Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Albino Gil Gomes Gerente Braga, Portugal 9K

Gostaria de saber a origem do nome Gil.

Luís Sarmento Conservador Penafiel, Portugal 5K

Como se escreve o nome: "Honorato", ou "Onorato"? Ambos existem ou existiram? "Honorato" com "H" é a actualização gráfica de "Onorato"?

Marta Jovina Passos Estudante Fafe, Portugal 8K

Ultimamente ando a tentar saber as origens do nome Jovina, que é o meu segundo nome, invulgar, e para poder interpretá-lo gostava de saber onde posso encontrar o significado de Jovina e quais as suas origens, pois não sei onde é que a minha bisavó foi encontrar tal nome.

Agradecida, com as melhores saudações.

Aménita Bota Gestora Faro, Portugal 2K

Gostaria de saber o significado e a origem do meu nome, Aménita, sabendo que é português de Portugal.

Helena Araújo Eng. química Porto, Portugal 6K

Gostaria de saber a origem do meu nome, Araújo.

Ricardo Miguel do Carmo Brunheta Empregado bancário Loures, Portugal 5K

Gostaria de saber a origem do meu apelido Brunheta, pois já várias pessoas o ligaram a origens italianas, sendo que toda a minha família é proveniente da zona de Abrantes, onde é bastante comum este apelido.

Sara Correia Professora Pinhel, Portugal 3K

Como se designam os habitantes de Avões [freguesia portuguesa do concelho de Lamego]?

Fernando Jacinto Neves Reformado bancário Carnaxide - Oeiras, Portugal 6K

O meu protesto, pelo qual gostaria de confirmar a vossa concordância, é o seguinte:

Nasci no Algarve, e sempre gostei de ver escrito correctamente o nome de algumas localidades, o que nem sempre se verifica.

Vejamos três casos:

Estoi em vez de "Estói";

Almancil em vez de "Almansil";

Odiáxere em vez de "Odeáxere".

Trata-se de três freguesias pertencentes, respectivamente, aos concelhos de Faro, Loulé e Lagos, em que o que está correcto é a primeira designação.

Não só na comunicação social, mas também em placas de estrada, estes erros são frequentes.

A palavra "Estói" é infelizmente aceite pelo Word em vez de Estoi...

Tem de se fazer algo junto de quem de direito para a correcção destas gralhas, apenas três entre muitas outras existentes na escrita dos portugueses.

Não serei um perito na língua portuguesa, mas choca-me observar dia a dia estes abusos.

Tive como professor um grande mestre de línguas românicas, que ajudou o grande poeta António Aleixo a sair do analfabetismo, o saudoso Dr. Joaquim Magalhães.

Fico grato pela atenção dispensada.

José Braga Desempregado Lisboa, Portugal 12K

Qual é a origem do nome da cidade de Faro?

José Maria Machado Funcionário público – MNE Francoforte, Alemanha 4K

Devido às funções que exerço, tem-me parecido verificar que Carneiro, como apelido, poderá ter origem geográfica na região de Porto/Guimarães/Braga, dado que quase sempre os próprios ou seus ascendentes daí provêm. Confirma-se? Além disso qual será a origem do apelido?