Gostaria de saber a origem do nome Gil.
Como se escreve o nome: "Honorato", ou "Onorato"? Ambos existem ou existiram? "Honorato" com "H" é a actualização gráfica de "Onorato"?
Ultimamente ando a tentar saber as origens do nome Jovina, que é o meu segundo nome, invulgar, e para poder interpretá-lo gostava de saber onde posso encontrar o significado de Jovina e quais as suas origens, pois não sei onde é que a minha bisavó foi encontrar tal nome.
Agradecida, com as melhores saudações.
Gostaria de saber o significado e a origem do meu nome, Aménita, sabendo que é português de Portugal.
Gostaria de saber a origem do meu nome, Araújo.
Gostaria de saber a origem do meu apelido Brunheta, pois já várias pessoas o ligaram a origens italianas, sendo que toda a minha família é proveniente da zona de Abrantes, onde é bastante comum este apelido.
Como se designam os habitantes de Avões [freguesia portuguesa do concelho de Lamego]?
O meu protesto, pelo qual gostaria de confirmar a vossa concordância, é o seguinte:
Nasci no Algarve, e sempre gostei de ver escrito correctamente o nome de algumas localidades, o que nem sempre se verifica.
Vejamos três casos:
Estoi em vez de "Estói";
Almancil em vez de "Almansil";
Odiáxere em vez de "Odeáxere".
Trata-se de três freguesias pertencentes, respectivamente, aos concelhos de Faro, Loulé e Lagos, em que o que está correcto é a primeira designação.
Não só na comunicação social, mas também em placas de estrada, estes erros são frequentes.
A palavra "Estói" é infelizmente aceite pelo Word em vez de Estoi...
Tem de se fazer algo junto de quem de direito para a correcção destas gralhas, apenas três entre muitas outras existentes na escrita dos portugueses.
Não serei um perito na língua portuguesa, mas choca-me observar dia a dia estes abusos.
Tive como professor um grande mestre de línguas românicas, que ajudou o grande poeta António Aleixo a sair do analfabetismo, o saudoso Dr. Joaquim Magalhães.
Fico grato pela atenção dispensada.
Qual é a origem do nome da cidade de Faro?
Devido às funções que exerço, tem-me parecido verificar que Carneiro, como apelido, poderá ter origem geográfica na região de Porto/Guimarães/Braga, dado que quase sempre os próprios ou seus ascendentes daí provêm. Confirma-se? Além disso qual será a origem do apelido?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações