Sobre o topónimo Arrábida - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o topónimo Arrábida

Qual a origem do nome “Arrábida”? Uma vez que a serra, junto a Setúbal, também se relaciona com intensa actividade religiosa será possível haver uma relação com os "arrabiati" (raivosos) dos confrontos religiosos da Florença renascentista?

Filipe Azevedo Estudante Setúbal, Portugal 5K

Não há uma relação directa entre Arrábida e "arrabiati". Na verdade, o nome da serra deriva do árabe 'ar-rābiTâ', «convento fortificado para guardar fronteira» (ver José Pedro Machado, Vocabulário Português de Origem Árabe), enquanto "arrabiati" será um derivado do latim vulgar "rabia" (cf. José Pedro Machado, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa). Por outras palavras, parece tratar-se de uma coincidência, muito embora a ligação das palavras à actividade religiosa pudesse sugerir o contrário. A menos que se consiga descobrir que o termo "arrabiati" se relaciona também com o Islão...

Carlos Rocha