Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Acordo Ortográfico
Maria Gabriela Matos Reformada Coimbra, Portugal 10K

Se fôssemos escrever, relativamente a Jesus Cristo, este versículo da Bíblia: «... o qual Se deu a Si mesmo por nós para nos remir...», que outras palavras iniciaríamos com maiúsculas, considerando que não era início de frase? «O»? «Qual»?

Bruno Afonso Tradutor Santarém, Portugal 9K

Segundo sei, e pelo que consegui pesquisar aqui no Ciberdúvidas em respostas a outras perguntas, o AO não altera a grafia dos nomes próprios, nos quais se incluem os nomes de continentes, países e demais topónimos.

Assim sendo, julgo que, mesmo com AO, a grafia correcta do nome do continente gelado seria Antárctida, e não Antártida. Eventualmente, seriam admitidas ambas as grafias, caso em português do Brasil se escrevesse já antes sem c. O mesmo se passaria com Círculo Polar Árctico/Ártico.

Seguindo ainda a lógica do AO, apenas nos adjectivos se suprimiria o c, como, por exemplo, em «o frio antártico/ártico».

Pedia, por favor, que me esclarecessem se este raciocínio está correcto, ou se, afinal, as novas grafias passam a ser Antártida/Círculo Polar Ártico e estamos perante mais uma das excepções à regra do AO.

Obrigado!

Sofia Silva Economista Lisboa, Portugal 11K

Gostaria de saber como se escrevem as palavras "intragrupo" e "interquartil", no antigo e no novo Acordo Ortográfico.

Obrigada.

Renato Costa Reis Médico Lisboa, Portugal 8K

Pan-citopenia, ou pancitopenia?

Rui Ramos Jornalista Luanda, Angola 12K

Escreve-se «16 avos de final», «16 avos-de-final», «dezasseis avos-de-final», ou «dezasseis avos de final»? Ou todas as expressões são incorrectas?

João Tapada Revisor Sesimbra, Portugal 11K

Li em tempos, julgo que aqui nas Ciberdúvidas, que o som /x/, em palavras provenientes de línguas que não usam o alfabeto latino, se deve grafar x, e não ch. Assim, a palavra que em inglês se escreve shisha, que provém do persa (designação de um tipo de tabaco e, por extensão, do cachimbo de água com que é fumado), não deverá em português escrever-se "xixa", e não "chicha", como encontro em algumas páginas da Internet?

Gostava ainda, caso a primeira asserção esteja correcta, que me indicassem bibliografia para o mencionado preceito de transcrição.

Muito grato pela atenção.

Joana Filipa Estudante Lisboa, Portugal 11K

Gostaria de saber como se escrevem as palavras vector e carácter com o novo acordo ortográfico, uma vez que os meus professores insistem em dizer que o c permanece, mas, no dicionário Priberam, o c desapareceu.

Obrigada.

Armando Teixeira Professor Macedo de Cavaleiros, Portugal 6K

Gostaria que esclarecessem a minha dúvida acerca da forma correta de escrever "Eufêmia" – ou será "Eufémia"? Eu sempre pronunciei "ê". Por uso julgava que esta era a forma correta, mas será que existem as duas grafias?

Fabienne Gemp Formadora Lisboa, Portugal 46K

Tenho dúvidas acerca da escrita das palavras "auto conceito", "auto eficácia", "auto regulação" e "auto corrigido".

Ari Noronha Professor Aracati, Brasil 3K

Como escrevo: ex-sub-bibliotecário, ou "ex sub-bibliotecário"?

Obrigado.