A grafia de carácter e vetor - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia de carácter e vetor

Gostaria de saber como se escrevem as palavras vector e carácter com o novo acordo ortográfico, uma vez que os meus professores insistem em dizer que o c permanece, mas, no dicionário Priberam, o c desapareceu.

Obrigada.

Joana Filipa Estudante Lisboa, Portugal 8K

Não parece haver consenso quanto à pronúncia e à grafia das duas palavras – e esta falta de acordo é anterior à aplicação do acordo ortográfico em Portugal.

Assim, o Vocabulário Ortográfico do Português regista caráter, mas também acolhe carácter como variante do português de Portugal. Por outras palavras, aceitam-se ambas as formas.

Quanto a vector/vetor, a pronúncia tradicional é "vetor", com e aberto e sem o som de c na palavra carro (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa e António Emiliano, Fonética do Português Europeu, 2009, p. 178), o que sugere que a grafia mais adequada, no quadro do novo acordo ortográfico, é sem c – vetor. No Brasil, também se prefere vetor, muito embora os dicionários também consignem vector, com grafia e pronúncia de c (dado que, na fonte consultada, esta entrada remete para vetor, presume-se que seja considerada pouco importante entre os falantes do Brasil). Em suma, recomenda-se vetor em Portugal, mas não faltará quem considere que vector também é forma legítima, uma vez que há falantes que pronunciam o c.

Carlos Rocha
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo