Não sei como hei-de responder. Pede que «assinale a alternativa que contém voz passiva». Em nenhuma das frases a., b., c., d., há alternativa, porque alternativa é a sucessão de duas coisas cada uma por sua vez. É a opção ou escolha entre duas coisas. Ora, em nenhuma das quatro alíneas a., b., c. e d., há duas frases, mas apenas uma. Por isso, não é possível assinalar alternativa.
Qualquer de nós é que pode compor uma alternativa, mas não é isto que se pede. Aqui vai, por exemplo, uma alternativa na alínea d.:
Difundia-se o boato de que haveria racionamento.
Era difundido o boato de que haveria racionamento.
Temos aqui uma sucessão de duas frases para delas escolhermos uma. Isto é que é uma alternativa. Como nas frases apresentadas não há nenhuma alternativa, não podemos assinalar nenhuma.
Quanto às explicações que deseja, não sei quais. Deseja saber o que é voz activa e voz passiva? E porque se chamam assim? Deseja saber o que significa voz nesta nomenclatura? Deseja saber qual o valor semântico e estilístico de cada uma? Deseja saber o que é voz passiva sintética e analítica, e porque se chamam assim? Deseja saber porque se diz voz reflexiva?
Diga, pois, quais as suas dúvidas, para que não se estejam aqui a escrever páginas e páginas escusadamente.
O Ciberdúvidas cá fica à espera das suas dúvidas, a que terá muito prazer em responder
Obs. – É erro dizermos: «deparei-me com a seguinte questão». Digamos correctamente: «deparou-se-me a seguinte questão».