Virgulação - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Virgulação

Tenho sérias dúvidas quanto à virgulação. Ficaria, pois, muito grato se me indicassem algumas obras que versem esse assunto.

Por outro lado, agradecia imenso que me esclarecessem sobre qual é a disciplina que se encarrega desta área e, mais ainda, que me indicassem em que faculdade (em que cadeira), em Lisboa, poderei assistir a aulas.

Para terminar, uma questão – sempre pensei que se usava vírgula quando se omitia o verbo; porém, li recentemente algures que tal só se faz quando as orações estão separadas por ponto e vírgula e não por vírgula, como o exemplo que se segue (ou que segue?):

A escada estava suja, a rua um paraíso de limpeza.

A. Gomes Portugal 5K

As suas dúvidas dizem respeito a seis assuntos. Um por um:

1 – Para estudar a formar de utilizar a vírgula, poderá começar por consultar as gramáticas, no capítulo respeitante à pontuação, e continuar com a obra de Rodrigo de Sá Nogueira, Guia Alfabética de Pontuação, da Clássica Editora.

2 – A pontuação é um assunto restrito, que poderá ser tratado em qualquer cadeira de Língua Portuguesa ou Estudos Linguísticos.

3 – Para assistir a aulas nas faculdades das universidades de Lisboa, deverá consultar a instituição que pretende e ver as condições de ingresso ou cursos que ministra.

4 – Quanto à utilização da vírgula quando se omite o verbo, a regra é a seguinte: «Emprega-se a vírgula no interior da oração para indicar a supressão de uma palavra (geralmente o verbo) ou de um conjunto de palavras.» (Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra).

5 – O exemplo que apresentou está correcto.

6 – O verbo seguir no sentido de «achar-se posto ou situado em continuação, a seguir», como a situação em causa, conjuga-se pronominalmente: seguir-se.

Maria Regina Rocha