Verbos intransitivos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Verbos intransitivos

Gostaria de saber porque verbos como chegar, ir, morar sao considerados intransitivos. Ok, eles não pedem complemento.... mas... perguntando ao verbo eu diria: Quem chega, chega 'de algum lugar', ou quem mora, mora 'em algum lugar'!

Eles parecem pedir complemento o que me deixa confusa. Poderiam me ajudar?

Angêla Brasil 7K

Não se trata duma pergunta qualquer que se faça ao verbo. Verbos intransitivos, ou neutros são aqueles cuja acção não passa a outra pessoa, nem recai sobre quem a pratica. Isto é o que ensina, por exemplo, Francisco Torrinha nos seus «Elementos de Gramática Portuguesa», exemplificando com a frase Pedro escorregou. Os verbos que a Ângela indica são portanto intransitivos, e os complementos que eles pedem são circunstanciais de lugar e não complementos directos, que são os designativos da pessoa ou coisa sobre a qual recai directamente a acção expressa por um verbo transitivo; por exemplo, em O Pedro já leu o jornal, o complemento directo de leu é o jornal.

F. V. Peixoto da Fonseca