Unidades de medida - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Unidades de medida

Está correcto dizer «1000 volt»?
Eu sou estudante de Engenharia e sempre ouvi dizer «12 ohms», mas penso que está incorrecto!
Ao dizer «10 metro», será correcto?
Quanto a escrever, é «12 volts» ou «12 volt»?

Jorge Sarmento Portugal 6K

Sim, as unidades de medida têm plural. Ninguém diz «cinco "litro" de água», «trinta "quilómetro"», «dez "metro"»,etc., mas sim cinco litros, etc. É assim na linguagem comum. As palavras ohm e volt já se encontram aportuguesadas respectivamente em:

1. - ómio, do antropónimo alemão Ohm, físico (1789-1854), já dicionarizadas e cujo plural é ómios. O aparelho para medir a unidade de resistência eléctrica chama-se omiómetro. Se gostarmos de ser menos portugueses e empregamos o termo estrangeiro, escreveremos ohms.

2. - volt, cujo plural é volts, também se encontra aportuguesado em vóltio, plural vóltios. Se usarmos a dispensável designação estrangeira, escreveremos volts: 1000 volts.

E também temos o voltímetro.

José Neves Henriques