DÚVIDAS

«Um dos que...»

Quando o pronome relativo for antecedido pela expressão "um dos que" o verbo fica no singular ou no plural?

Já encontrei gramáticas da língua portuguesa ( em Portugal) que afirmam que o verbo deverá ser conjugado no singular e recentemente, numa pesquisa na Internet, li, num “site” brasileiro, que tanto pode vir no singular como no plural. Gostaria de saber então como se diz correctamente.

Resposta

Em princípio, quando se utiliza «um dos que» (= «um daqueles que»), o verbo da oração que se segue e que tem esse «que» como sujeito deve ir para a 3.ª pessoa do plural, pois o predicado concorda com o antecedente desse pronome relativo («os», «aqueles»): o pronome relativo diz respeito àqueles «os» que fizeram alguma coisa. Assim, deverá dizer-se, por exemplo, «Este cardeal foi um dos que elegeram o novo papa.»

Se antes do relativo «que» estiver um substantivo («um dos rios que», «uma das frases que», «um dos aspectos que», etc.), a regra mantém-se: «Ele apresentou um dos assuntos que mais prenderam o auditório.»

No entanto, esta regra não é absoluta. Pode pôr-se o predicado no singular em situações especiais, quando se pretende destacar o sujeito do grupo ao qual pertence. Por exemplo, se a frase se inicia pela expressão «um dos + substantivo + que», surgindo depois uma oração intercalada e só depois o predicado da oração inicial, o predicado da oração relativa intercalada vai muitas vezes para o singular: «Um dos escritores que mais me impressionou foi Padre António Vieira»; «Uma das peças que agrada sempre é Frei Luís de Sousa»; «Um dos oradores que fez uma intervenção excelente está mesmo ali.» Este singular surge por dois motivos: por uma questão de eufonia, pois o singular inicial (um) e o do predicado final levam a aceitar um singular intermédio, e por uma intenção de valorização do indivíduo em relação ao conjunto ao qual pertence.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa