Tricoteiro = tricotadeiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Tricoteiro = tricotadeiro

Quem tricota/tricoteia é um/uma "tricotador"/"tricotadora", "tricoteiro"/"tricoteira" ou "tricotadeiro"/"tricotadeira"?

Obrigado.

Mauro Menuzzi Médico Lisboa, Portugal 56

A pessoa que se dedica à arte do tricô pode ser designada, em português europeu, como tricoteiro/tricoteira e tricotadeiro/tricotadeira. No português do Brasil, os dicionários só atestam a forma tricoteiro/tricoteira1

De ressaltar que tricotadeira é, além de adjetivo, uma «máquina composta de uma fila de agulhas e de um carro que executa mecanicamente tricô» (Dicionário Priberam). Também o termo tricoteiro, no português do Brasil, pode ter outra aceção: «alcoviteiro, mexeriqueiro, intrigante» (Dicionário Online de PortuguêsDicio).

1 N. E. – No entanto, detetam-se ocorrências da forma tricotadeira em páginas brasileiras da Internet, a denotar quem executa trabalhos de tricô: «Ao longo dos últimos quatro anos, o fotógrafo Joseph Ford colaborou com a amiga e tricotadeira Nina Dodd » ("Suéteres personalizados feitos à mão misturam modelos com ambientes urbanos", MDig, 13/01/2018). Também aí se atesta o uso de tricotadeira na aceção de «coscuvilheira»:  «A velha tricotadeira, depois de um breve descanso cerebral, está de volta a coluna – com as mais novas novidades do mundo político de Ariquemes e Rondônia» ("De volta!!!", Que? Notícias, 27/07/2018). Agradece-se a Luciano Eduardo de Oliveira a pesquisa feita sobre estes usos.

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo