DÚVIDAS

Travessão e vírgula no discurso direto

Tenho uma dúvida sobre pontuação de diálogo e de discurso direto.

Pesquisando em gramáticas, vi que é possível mesclar travessão e vírgula em diálogos, por exemplo:

"— Nem banho tomei, ela esclarecia",

porém estou em dúvida sobre quais outros tipos de pontuação seriam corretos nesse caso e se poderia ser um ponto final (ou isso seria um truncamento de períodos?):

1. — Nem banho tomei. Ela esclarecia.

2. — Nem banho tomei? Ela perguntava.

3. — Nem banho tomei?, ela perguntava.

4. — Nem banho tomei — ela esclarecia.

Seria gramaticalmente correto iniciar uma fala com o travessão e não colocar outro travessão para fechá-la antes de um trecho narrativo? Todas as opções acima estão corretas?

Uma outra dúvida seria sobre a recorrência desse uso misto de travessão e vírgula, pois me parece pouco usual a vírgula sendo utilizada em conjunto com as aspas:

5. "Nem banho tomei", ela esclarecia. Esse uso misto é atual e corrente?

Desde já agradeço.

Resposta

O uso de travessão e/ou aspas em diálogos sempre foi um ponto controverso. Por isso, encontram-se lições divergentes entre as gramáticas mais antigas e as atuais, entre a pontuação nos livros de literatura mais antigos e nos atuais. 

A prática editorial, mediante seus manuais internos, sempre teve maior influência do que a normatividade presente nas gramáticas. Por exemplo, na seção que trata de diálogos e sinais de pontuação, lê-se o seguinte no Manual de redação e estilo da Companhia das Letras: «O padrão de pontuação empregado em edições estrangeiras, principalmente anglo-saxônicas, é diferente do usado no Brasil. Acerte a pontuação seguindo as normas da editora.»

Após consulta a este manual e a diversos manuais de redação consagrados no meio editorial, jurídico e jornalístico — de fácil consulta em busca no Google —, além de livros especializados sobre pontuação, a prática atual considerada correta é a que apresenta o discurso direto entre travessões:

— Nem banho tomei — ela esclarecia.

— Nem banho tomei? — ela perguntava.

Atualmente, as construções com vírgula no lugar do segundo travessão normalmente só ocorrem por decisão do autor do texto ou quando os travessões são substituídos por aspas:

«Nem banho tomei», ela esclarecia.

«Nem banho tomei?», ela perguntava.

Sempre às ordens!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa