DÚVIDAS

Termos médicos: lactatodesidrogenase,
lacticodesidrogenase, «desidrogenase láctica»

Tenho dúvidas em relação à grafia correcta das enzimas, visto a literatura consultada também não reunir consenso. Assim, "lacticodesidrogenase" surge no Dicionário Médico da Climepsi Editores, mas noutros locais surge a designação "lactatodesidrogenase" (no sítio Médicos de Portugal: "lactato-desidrogenase").1 O mesmo acontece com outras enzimas usadas ora com hífen, ora sem ele. Exs.: "citrato-sintase"/"citrato sintase"; "succinato-desidrogenase"/"succinato desidrogenase"; "ATP-sintetase"/"ATP sintetase", etc.

Grata pela ajuda.

1 N. E.: Consultámos o referido sítio, para apenas encontrar "lactatodesidrogenase".

Resposta

Consultámos F. V. P. da Fonseca, que observa o seguinte:

«Dado que os termos apontados indicam um todo, não se devem escrever separados, mas num só vocábulo com hífen. E é sucinato, só com um c

Resta-nos acrescentar que no glossário do referido Médicos de Portugal se indica que lactatodesidrogenase tem como sinónimos lacticodesidrogenase e desidrogenase láctica.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa