«Ter alguém/alguma coisa como...» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Ter alguém/alguma coisa como...»

Na frase «As cortes têm-no como salvador da pátria», que grupo frásico constitui «como salvador da pátria»?

Desde já agradeço a vossa preciosa ajuda.

Maria Duarte Explicadora Lisboa, Portugal 687

O constituinte «como salvador da pátria» é um grupo preposicional. Neste caso, a palavra como é utilizada na qualidade de preposição.

Como não integra a lista das preposições consideradas essenciais, mas constitui uma preposição dita acidental (cf. Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5.ª ed., Lisboa, Ed. Sá da Costa, 1984, p. 552).

Esta situação tem lugar porque como introduz um constituinte com a função sintática de predicativo do complemento direto, que é argumento do verbo transitivo-predicativo (ter (como)), presente em construções como:

(1) «Têm o João como chefe.»

(2) «Têm a situação como um caso perdido.»

No caso apresentado, a preposição como poderia ser substituída pela preposição por:

(3) «Têm-no por salvador da pátria.»

na qual já seria utilizada uma preposição dita essencial. Em ambos os casos, o verbo tem um sentido de crença semelhante ao expresso pelo verbo acreditar:

(4) «As cortes acreditam que ele é o salvador da pátria.»

Carla Marques
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: preposição
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Funções sintácticas; Regência