Solarengo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Solarengo

Na rubrica "Ai, esta língua traiçoeira..." do jornal "24 Horas" do dia 21 de Fevereiro p. p., vem à baila a calinada «solarengo», usado para dizer «soalheiro».
Como diz a Sra. Professora Regina Rocha, é palavra infelizmente muito utilizada incorrectamente, inclusive por profissionais da comunicação social.
Mas mais grave que isso é haver um dicionário que regista os dois termos como sinónimos.
De qual se trata?
Evidentemente, do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, qual havia de ser?
Estranhamente, muito referido por alguns colaboradores do Ciberdúvidas...
Não seria útil apontar também as calinadas deste dicionário, no "24 Horas"?

José Azevedo e Menezes Portugal 5K

Com todas as suas limitações e deficiências – sobejamente apontadas no Ciberdúvidas, como poderá (re)ler no que a seguir fica assinalado (a começar pelo tema em apreço) –, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, constitui uma obra de incontornável referência para quantos queiram saber sempre mais sobre o nosso idioma.

Quanto à sugestão para a professora Regina Rocha apontar no "24 Horas" o que propõe, ela não tem sentido. Primeiro, por causa da limitação do espaço da coluna "Ai, esta língua traiçoeira...", que impede a abordagem de um tema desta complexidade. E, principalmente, porque há que cumprir o que os responsáveis do jornal querem, e só, aí tratado: as calinadas na TV e... no próprio "24 Horas".

Resumindo, o que sugere tem em permanência aqui no Ciberdúvidas. Da autoria dos nossos consultores, mas também por iniciativa própria de quem nos consulta e, com conhecimento abalizado, entenda enviar-nos os seus textos.

Cf. O positivo e o negativo no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa + “Dicionário da Língua Portuguesa Contemporâneo” da Academia das Ciências de Lisboa

José Mário Costa
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica