Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem do topónimo Murfacém

Que origem tem Murfacém? É o nome de um lugar na freguesia onde moro. Li que significa «barbeiro». Será mesmo assim?

Obrigado.

Francisco Matos Estudante Monte de Caparica, Portugal 331

Em Almada – Toponímia e História (Câmara Municipal de Almada, 2003, p. 168), o autor, R. H. Pereira de Sousa considera de pouco crédito a etimologia que interpreta Murfacém como evolução de um vocábulo árabe que significa «barbeiro».

José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, considera tratar-se de um topónimo de «origem obscura, provavelmente arábica», sugerindo a seguinte análise: (U)mm ul-hasān = «a (aldeia ou qualquer outra propriedade fem. em árabe) de Haçan». Segundo o mesmo dicionário, Haçan ou Haçane tem origem no adjetivo hasān, «belo, bom» e é um antropónimo árabe que se tornou muito vulgar «pelo facto de assim se ter chamado um dos filhos de Fátima e de Ali [respetivamente, filha e genro de Maomé]» (idem, s.v. Haçane).

Carlos Rocha
Tema: Topónimos