Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a pronúncia de cotonete

Gostaria de saber o porquê de a palavra cotonete se pronunciar "cótónéte" como indicaram numa resposta anterior.

E a palavra cotonaria? Pronuncia-se igualmente "cótónaria"?

Diana Marado Estudante Porto, Portugal 4K

Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra cotonete provém de uma marca registada que acabou por designar o seu género, sendo formada a partir da palavra inglesa para algodão (cotton), à qual se juntou -ete. Esta origem da palavra poderá explicar a sua pronúncia como cótónéte, [kɔtɔnɛtɨ], uma vez que as marcas recorrem com frequência a sonoridades que afastam as palavras das regras de acentuação de uma língua, sobretudo quando formadas a partir de outras estrangeiras.

Apesar de esta palavra não surgir em muitos dicionários, poderá eventualmente aparecer com a acentuação regular da língua portuguesa, [kutunɛtɨ], o que não é, no entanto, usual.

Quanto a cotonaria, parece-nos que deverá pronunciar-se [kutunɐɾiɐ], seguindo as regras de acentuação da língua portuguesa, sendo distinta de cotonária, quer em pronúncia, quer em significado.

Alexandra Soares
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Etimologia; Fonética Campos Linguísticos: Pronúncia; Fenómenos fonéticos