Sobre a correcção das vírgulas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a correcção das vírgulas

Gostaria de perceber em qual das frases abaixo transcritas o uso das vírgulas está mais correcto e que me explicassem a natureza do erro.

«Imagina que, após as cenas 7 e 8, Magriço é confrontado com mais uma etapa do seus percurso.»
ou
«Imagina que após as cenas 7 e 8, Magriço é confrontado com mais uma etapa do seus precurso.»

Agradeço a atenção.

Marina Cunha Professora Lisboa, Portugal 6K

A vírgula marca uma pausa de pequena duração e emprega-se não só para separar elementos de uma oração mas também orações de um só período. Toda a oração (ou todo o termo de oração de valor meramente explicativo) pronuncia-se entre pausas, e deve isolar-se por vírgula na escrita. Numa oração, a vírgula é usada para separar elementos que exercem funções sintácticas diversas geralmente com a finalidade de realçá-los.

A frase correcta é a primeira. No exemplo que indica, as vírgulas permitem destacar o adjunto adverbial «após as cenas 7 e 8» em relação à sequência «Imagina que» e à oração «Magriço é confrontado com mais uma etapa do seus percurso». O emprego de apenas uma vírgula, tal como é feito incorrectamente na segunda frase, não é possível, porque depois da conjunção que:

a) ou não há vírgula («Imagina que Magriço é confrontado...);

b) ou há duas ou mais vírgulas («Imagina que, após as cenas 7 e 8, cheias de emoção, Magriço é confrontado...») para realçar expressões adverbiais («após as cenas 7 e 8) e apositivas («cheias de emoção»).

Carla Viana/Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação; Sintaxe