O compl. circunstancial de tempo e a vírgula - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O compl. circunstancial de tempo e a vírgula

Faz sentido separar, por intermédio de uma vírgula, o complemento circunstancial de tempo do resto da frase? Está correcta a seguinte pontuação?
«Durante o ano de 2003, foram aprovados 10 alunos, com uma classificação superior a 15 valores.»

Sara Alves Portugal 3K

Faz sentido, sim. Uma das funções da vírgula é separar esses elementos antecipados. A ordem natural da frase seria com esse complemento em último lugar: «Dez alunos foram aprovados com uma classificação superior a 15 valores durante o ano de 2003.»

Graças à vírgula, conseguimos perceber o que nos é servido antecipadamente. E, em alguns casos, a vírgula até permite desfazer ambiguidades, como neste exemplo: «Durante décadas, longas listas foram sendo elaboradas.» Se não se usar a vírgula, pode interpretar-se algo que não se queria dizer: «durante décadas longas...»

Rui Gouveia