«Pensador evolucionista» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Pensador evolucionista»

Agradecia que me informassem se, em relação às teorias darwinianas, a forma correcta é «pensador evolucionário» ou «pensador avolucionista».

Ana Bastos Tradutora Vila Real, Portugal 5K

O mais adequado é «pensador evolucionista», porque evolucionista é o mesmo que ser defensor ou partidário dos princípios do evolucionismo, «qualquer teoria [em biologia] que explique a evolução das espécies ao longo do tempo».

Evolucionário é um adjectivo que significa «concernente a evolução ou evoluções», pelo que a sua relação com evolucionismo é muito mais indirecta e difusa. É certo que, entre outras acepções, evolução pode querer dizer, na área da biologia, «teoria segundo a qual as espécies se modificam ao longo do tempo graças à ação das mutações e da seleção natural», mas evolucionário não sugere, ao contrário de evolucionista, a ligação a uma doutrina fundada no conceito de evolução [fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss].

Carlos Marinheiro/Carlos Rocha
Tema: Uso e norma