DÚVIDAS

Os tempos verbais das frases condicionais

Reformulo, sucintamente, esta questão:

É aceitável dizer-se «Se Portugal tem sido mais cuidadoso, não estaríamos nesta situação» (que se ouve recorrentemente) em vez de «Se Portugal tivesse sido mais cuidadoso, não estaríamos nesta situação»?

Resposta

De acordo com Mateus e outros, Gramática da Língua Portuguesa, p. 159, o pretérito perfeito composto «apresenta algumas especificidades em português. Com efeito, o pretérito perfeito composto não marca perfetividade, nem claramente tempo passado, mas antes a duração de uma situação iniciada no passado e que continua no presente (da enunciação), podendo ainda apresentar uma leitura de iteratividade [...]».

Deste modo, parece-me ser aceitável a construção proposta pelo caro consulente, pois a opção pelo pretérito mais-que-perfeito do conjuntivo — tivesse sido — aprisiona, por assim dizer, a ação no passado, ao passo que o uso do pretérito perfeito composto do indicativo – «tem sido» – liberta a ação, permitindo que esta se prolongue sensivelmente até ao tempo da enunciação. Esta última construção como que presentifica a ação, conferindo-lhe até, possivelmente, um maior grau de gravidade e de seriedade.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa